Notícias de Caçador e Região

Em SC, mais de 115 mil são imunizados no ‘Dia D’ de vacinação contra gripe

Mais de 115 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe neste sábado (13), “Dia D” de vacinação, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Com isso, 67% do público-alvo recebeu a dose desde o início da campanha, em 17 de abril. O grupo prioritário pode procurar os postos de saúde para ser imunizado gratuitamente até 26 de maio.

Os números deste sábado foram considerados satisfatórios pela secretaria. Do público-alvo, os idosos e as mães que deram à luz há menos de 45 dias foram os grupos que chegaram mais perto de atingir a meta da campanha. Desde abril, 81% das pessoas com mais de 60 anos foram vacinadas, além de 70% das mães de recém-nascidos.

Outros quatro grupos não chegaram à metade da meta de vacinação: foram 49% de professores imunizados, 48% de gestantes, 48% de crianças e 44% de trabalhadores da saúde.

A quantidade geral de vacinas que deverão ser aplicadas no estado é de 1,8 milhão de doses. A meta, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), é imunizar mais de 90% do público-alvo.

Quem deve tomar a vacina

Fazem parte do grupo que deve ser imunizado: professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

Números da gripe

Neste ano, Santa Catarina registrou oito mortes por gripe A, todas pelo subtipo H3N2, em 2017, segundo boletim da Dive divulgado na quinta (11). Os pacientes são de Águas Mornas, Blumenau, Caçador, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e São Miguel do Oeste.

Veja Também

Comentários estão fechados.