Notícias de Caçador e Região

Em pleno dezembro, SC amanhece com geada e temperaturas abaixo de 5°C

A Serra de Santa Catarina registrou mais um amanhecer gelado nesta quinta-feira (29), após concentrar uma massa de ar seco, de origem fria, fazendo os campos ficarem branquinhos e cobertos por uma fina camada de gelo.

Em Bom Jardim da Serra, as baixas temperaturas provocaram geada nos campos de baixadas, relembrando as típicas paisagens invernais da Serra catarinense, só que em pleno verão.

Já no Vale do Caminhos da Neve, a 3 km do Centro de São Joaquim, a geada provocou um espetáculo à parte, com a composição dos campos recobertos de gelo com a alvorada dourada.

Os animais tiveram uma certa dificuldade para pastar com as gotículas de orvalho congeladas na relva. A estação oficial do município, no sistema do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) obteve o registro de 5.2°C.

Essa foi a geada de número 143, um recorde absoluto, superando o ano de 2016 com 135 geadas. A geada em pleno 29 de dezembro foi a última geada de 2022, já que nos próximos dias não há previsão de temperaturas tão baixas que possam ocasionar novamente essa gélida condição.

Veja as temperaturas mínimas:

2.3°C São Joaquim / PWS

3.1°C Bom jardim da Serra / PWS

4.1°C Urupema / Epagri

4.2°C Vargem Bonita / PWS

4.8°C Água Doce / DSoares

4.9°C Urubici / PWS

5.2°C Caminhos da Neve-SJ / INMET

Os dados foram compilados pelos meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho em Estações Padronizadas (particulares e governamentais).

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.