Mais de 6.500 alunos do 6° ao 9º ano e também do Ensino Médio, de 22 escolas públicas e privadas do Município, irão às urnas no dia 19 de outubro para escolher o novo Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores Mirins de Caçador. O pleito terá o total de 115 candidatos ao Legislativo e outros três ao Executivo.
O período de inscrições para concorrer ao cargo encerrou no dia 22 de setembro e nesta quarta-feira (4) será iniciada a campanha eleitoral nas escolas. Segundo a Diretora-Geral da Câmara, Nilse Nascimento, um cronograma foi organizado para que os candidatos a prefeito possam conversar com os eleitores em todas as instituições de ensino participantes, inclusive no horário noturno, apresentando o seu plano de governo e pedindo voto.
“A Câmara fará o acompanhamento na campanha para Prefeito Mirim e cada escola se organiza para a apresentação e debate dos candidatos a Vereadores, visto o grande número de participantes”, explica Nilse, que também coordena do Programa Câmara e Prefeitura Mirim.
Dentre os maiores colégios eleitorais, destaca-se a Escola Dom Orlando Dotti com 1079 votantes, seguido pelo Paulo Schieffler com 970, e Irmão Leo com 500. Já as escolas com menor número de eleitores são: a APAS com 30 alunos, a Primeiros Passos com 50 e a Alcides Tombini com 71.
Com relação ao número de candidatos ao cargo de Vereador Mirim, a Escola Irmão Leo ocupa a primeira colocação com 18 inscritos. Em segundo lugar está a Escola Alto Bonito com nove, seguido pela Maria Luiza Barbosa e Primeiros Passos, ambas com oito.
Vale ressaltar que o mandato dos jovens será de dois anos, sendo que neste período os eleitos recebem uma série de capacitações sobre os mais diversos temas, com ênfase nas atribuições dos Três Poderes Constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário.
Inclusão é novamente destaque
O trabalho de inclusão será evidenciado mais uma vez no Programa com a participação dos alunos da APAE e da APAS. A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais terá duas candidatas a Vereadora Mirim, além de 102 eleitores. Já a Associação de Pais e Amigos dos Surdos participa com quatro candidatos e 30 votantes.
Candidatos a prefeito mirim são recebidos pelo presidente da Câmara
Os Jovens Adrian Thiago Meschow Chaves, da Escola Santo Damo; Matias Graffe, da Escola Paulo Schieffler; e Renan Vinícius de Aninhaia, da Escola Dom Orlando Dotti, são os três candidatos a Prefeito Mirim de Caçador neste pleito. Na sexta-feira (29), eles estiveram no gabinete do Presidente da Câmara, Rubiano Schmitz.
Na oportunidade, Rubiano desejou boa sorte aos alunos e enalteceu a importância de uma campanha limpa e sem promessas mirabolantes. “São jovens como estes que deverão fazer a diferença na nossa sociedade, ser a voz da mudança que tanto desejamos para Caçador e também para o nosso país. É importante que, acima de tudo, sejam verdadeiros com seus eleitores e busquem o apoio sempre pautados pela ética e a honestidade”, destacou.