Se você tem 16 anos ou mais e está com a situação eleitoral regularizada, neste domingo, dia 15, você tem um compromisso: votar. Mais do que um dever, o voto é um direito conquistado depois de muita luta no Brasil. Ao todo, 5,2 milhões catarinenses estão aptos a ir às urnas para escolher vai comandar a prefeitura e os integrantes das Câmaras de Vereadores das 295 cidades de Santa Catarina.
Em função da pandemia do novo coronavírus, as eleições deste ano têm uma série de mudanças e cuidados sanitários estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, antes de sair de casa para votar, o eleitor deve verificar o seu de votação, já que algumas seções eleitorais foram alteradas. É possível conferir no aplicativo e-Título, na opção “Onde votar” ou pelo site do TRE-SC.
Além da máscara, cada eleitor deve levar, se possível, a própria caneta para assinar o caderno de votação e uma “colinha”, onde estejam anotados os nomes e números dos candidatos, para que a votação seja mais rápida. A Justiça Eleitoral orienta que, de preferência, o eleitor não leve crianças ou acompanhantes para o local de votação.
Neste ano, o tempo de votação foi ampliado em uma hora e começará mais cedo: das 7h às 17h. Porém, o horário das 7h às 10h é preferencial para maiores de 60 anos. Os demais eleitores não serão proibidos de votar neste horário, mas devem, se possível, comparecer a partir das 10h.
Para garantir maior segurança ao eleitor, nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório, e o eleitor será orientado a manter uma distância mínima de um metro de outras pessoas e evitar qualquer contato físico. Não será permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.
A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evite contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer tempo desnecessário nos locais de votação.
Com informações DC