A chuva deverá dar uma trégua no próximo trimestre em Santa Catarina. De acordo com o departamento de climatologia da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), o fenômeno El Niño perderá gradualmente a força, até não exercer mais influência nos regimes de chuva e temperatura no Estado.
Com o enfraquecimento gradual do fenômeno, nos meses de fevereiro, março e abril as chuvas devem ficar próximas da média. As temperaturas, no entanto, continuam mais elevadas em comparação à média do período.
Em fevereiro, a tendência é que as médias fiquem próximas do esperado nas áreas litorâneas. Porém, isso não significa que o Estado não terá precipitações volumosas, já que nesse mês costuma chover bastante no litoral.
Chuva e temperatura no Grande Oeste
No Grande Oeste, onde ainda ocorre chuva intensa, as precipitações em fevereiro devem ficar levemente acima da média e as temperaturas bem altas.
Em março e abril, quando inicia o outono, a precipitação reduz. Nesse período os temporais de verão diminuem e as frentes frias atuam com maior frequência, deixando as chuvas mais regulares.
Em ambos os meses são esperados volumes dentro da média em Santa Catarina. Nesse período as temperaturas passam a ser amenas pela manhã, mas continuam elevadas à tarde, acima da média.
Previsão para os próximos meses
Fevereiro costuma ser bastante chuvoso entre os planaltos e o litoral de Santa Catarina, devido à frequente atuação da circulação marítima. Nestas áreas são esperados em torno de 200 mm a 250 mm de precipitação ao longo do mês.
Já entre o Extremo Oeste e os planaltos, a chuva tende a ser mais irregular, provocada principalmente pela disponibilidade de calor e umidade, com acumulados entre 150 mm e 200 mm.
No mês de março, quando inicia o outono, a precipitação diminui em todo o Estado, com acumulados de 150 mm a 200 mm no litoral e Oeste catarinense e entre 125 mm e 150 mm no restante do Estado. Em abril, a chuva diminui ainda mais, com valores de até 150 mm na maioria das regiões.
Com informações ND Mais