Notícias de Caçador e Região

Educação ressalta o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Este dia 2 de abril marca o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Caçador reforça este movimento. Atualmente a rede municipal de ensino caçadorense possui 11 alunos matriculados com Transtorno Espectro Autista (TEA), como preconiza a Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.

AUTISMO (1)

O autismo é uma condição permanente, a criança nasce com autismo e torna-se um adulto com autismo. De acordo com o secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Gonçalves, todos os alunos em Caçador são acompanhados pelos professores do AEE, profissionais de apoio, bem como toda a comunidade escolar. Assim como qualquer ser humano, cada pessoa com autismo é única e todas podem aprender.

O autismo é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.

Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

 

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.