Foi anunciada neste fim de semana uma parceria entre a companhia brasileira Embraer e a japonesa Nidec para criação de uma nova empresa focada na produção de peças para “carros voadores”. A japonesa Nidec é dona da catarinense Embraco desde 2018.
A nova empresa será chamada Nidec Aerospace e fabricará sistemas para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL), na sigla em inglês), também conhecidos como “carros voadores” e futuramente para outros modelos de mobilidade aérea.
O anúncio foi feito durante a 54ª edição do Paris Air Show. A Nidec Aerospace irá alavancar novas oportunidades por meio da oferta de uma linha agnóstica de produtos e serviços em todo o mundo, iniciando pela crescente indústria de Mobilidade Aérea Urbana (UAM), aponta a apresentação da empresa.
A Nidec Aerospace será uma sociedade na qual a Nidec terá 51% de participação e a Embraer, os demais 49%. A matriz da empresa será localizada na sede da Nidec Motor Corporation (NMC) em Saint Louis, Missouri, nos Estados Unidos, e contará com o suporte das unidades industriais das duas companhias no Brasil e no México.
“Inovação tecnológica terá contribuição essencial para o compromisso da Organização Mundial da Aviação Civil de neutralizar emissões de carbono em 2050. A parceria é uma extensão natural dos respectivos investimentos contínuos das duas empresas em tecnologias verdes em diversas indústrias para acelerar a neutralidade de carbono,” declara Michael Briggs, vice-presidente sênior da Nidec e presidente da unidade de negócios de Motion & Energy.
“Estamos orgulhosos da parceria com a Embraer e confiantes que a Nidec Aerospace possa liderar o processo de eletrificação de aeronaves, com nossa visão compartilhada, conhecimentos complementares e extensa capacidade técnica e de manufatura”, aponta.
Conforme Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer, a demanda por sistemas elétricos de propulsão está crescendo exponencialmente nesta área e a Embraer e Nidec estão confiantes que podem acelerar o desenvolvimento de produtos avançados para potencializar o futuro da aviação sustentável.
“Inovação é nosso direcionador de crescimento futuro e pilar chave de nosso plano estratégico. É por isso que estou extremamente entusiasmado em formar essa parceria com a Nidec para desenvolver soluções agnósticas para o setor aeroespacial,” diz Gomes Neto.
O primeiro cliente da Nidec Aerospace a encomendar o Sistema Elétrico de Propulsão é a Eve Air Mobility , uma empresa independente que vem se posicionando para competir no mercado de Mobilidade Aérea Urbana por entregar um efetivo e sustentável modelo de transporte urbano.
Com informações ND Mais