Notícias de Caçador e Região

Dois hospitais estão prontos para atender casos de coronavírus em Santa Catarina

Os hospitais Nereu Ramos e Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foram habilitados e já estão preparados para atender possíveis pacientes que eventualmente estejam contaminadas pelo coronavírus, em Santa Catarina.

O Hospital Infantil vai atender apenas as vítimas de até 15 anos. O Nereu Ramos, por sua vez, será responsável pelo cuidado dos pacientes com 16 anos ou mais.

As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (29). A pasta compartilhou uma lista das 46 unidades de saúde habilitadas para prestar o atendimento.

Pelo menos 15 hospitais da lista estão localizados no Espírito Santo. Roraima é o único estado sem hospital habilitado.

Primeiro atendimento será feito normalmente

Conforme a Secretaria de Saúde, o atendimento seguirá os protocolos internacionais da OMS (Organização Mundial da Saúde). O primeiro atendimento, no caso de suspeita, será feito normalmente pelas unidades de saúde, incluindo postos de saúde e/ou policlínicas. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de uma gripe comum.

Em seguida, essas unidades devem enviar para análise amostras dos casos suspeitos identificados. Segundo a pasta, até esta sexta-feira (31), foram registrados dois casos suspeitos no Estado. Um deles foi descartado e o outro segue em análise em Brusque. No caso de comprovação, a internação é feita.

A pasta informou que passará a divulgar boletins diários sobre a situação do vírus no Estado. Nesta semana, o secretário da saúde Helton de Souza Zeferino realizou reuniões com os funcionários da Secretaria. Agora, Zeferino se reunirá com os representantes do município.

Conforme a pasta, o objetivo é acertar detalhes do plano de contingência para o enfrentamento do coronavírus.

Coronavírus

A primeira notificação ocorreu em 31 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, sendo que a primeira vítima do coronavírus foi um chinês de 61 anos.

Conforme a Secretária de Saúde da Estado, o nome do vírus é devido ao seu formato de coroa. Um estudo indica que o coronavírus foi transmitido ao homem pela cobra.

Formas de transmissão

Contato com carne contaminada de animais silvestres

Transmissão entre humanos é pelo ar, através de espirros ou tosse.

Sintomas

Febre

Dificuldade para respirar.

Casos mais graves, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave

Medidas de prevenção

Lavar as mãos com água e sabão com frequência

Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas

Evitar contato próximo com pessoas doentes

Ficar em casa quando estiver doente

Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

Com informações ND Online 

Veja Também

Comentários estão fechados.