Os hospitais Nereu Ramos e Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, foram habilitados e já estão preparados para atender possíveis pacientes que eventualmente estejam contaminadas pelo coronavírus, em Santa Catarina.
O Hospital Infantil vai atender apenas as vítimas de até 15 anos. O Nereu Ramos, por sua vez, será responsável pelo cuidado dos pacientes com 16 anos ou mais.
As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (29). A pasta compartilhou uma lista das 46 unidades de saúde habilitadas para prestar o atendimento.
Pelo menos 15 hospitais da lista estão localizados no Espírito Santo. Roraima é o único estado sem hospital habilitado.
Primeiro atendimento será feito normalmente
Conforme a Secretaria de Saúde, o atendimento seguirá os protocolos internacionais da OMS (Organização Mundial da Saúde). O primeiro atendimento, no caso de suspeita, será feito normalmente pelas unidades de saúde, incluindo postos de saúde e/ou policlínicas. Os sintomas do coronavírus são semelhantes ao de uma gripe comum.
Em seguida, essas unidades devem enviar para análise amostras dos casos suspeitos identificados. Segundo a pasta, até esta sexta-feira (31), foram registrados dois casos suspeitos no Estado. Um deles foi descartado e o outro segue em análise em Brusque. No caso de comprovação, a internação é feita.
A pasta informou que passará a divulgar boletins diários sobre a situação do vírus no Estado. Nesta semana, o secretário da saúde Helton de Souza Zeferino realizou reuniões com os funcionários da Secretaria. Agora, Zeferino se reunirá com os representantes do município.
Conforme a pasta, o objetivo é acertar detalhes do plano de contingência para o enfrentamento do coronavírus.
Coronavírus
A primeira notificação ocorreu em 31 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China, sendo que a primeira vítima do coronavírus foi um chinês de 61 anos.
Conforme a Secretária de Saúde da Estado, o nome do vírus é devido ao seu formato de coroa. Um estudo indica que o coronavírus foi transmitido ao homem pela cobra.
Formas de transmissão
Contato com carne contaminada de animais silvestres
Transmissão entre humanos é pelo ar, através de espirros ou tosse.
Sintomas
Febre
Dificuldade para respirar.
Casos mais graves, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave
Medidas de prevenção
Lavar as mãos com água e sabão com frequência
Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
Evitar contato próximo com pessoas doentes
Ficar em casa quando estiver doente
Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência
Com informações ND Online