Início / Destaques / Dive investiga dois casos suspeitos de febre amarela em SC

Dive investiga dois casos suspeitos de febre amarela em SC

Até a última segunda-feira (9), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) notificou 41 casos suspeitos de febre amarela em Santa Catarina. A contagem consta no boletim epidemiológico mais recente do órgão e referente ao período desde 1º de janeiro, no qual houve um caso confirmado, 38 já descartados e dois que ainda estão sendo investigados.

Segundo a Dive, os dois casos sob investigação são de pessoas que estiveram em áreas com recomendação de vacina 15 dias antes de apresentarem sintomas, sem terem recebido imunização.

O caso confirmado de febre amarela é de uma moradora Gaspar que viajou para Mairiporã (SP), o que caracteriza um caso importado.

Primatas

De julho de 2017 a junho de 2018, segundo a Dive, foram notificadas 118 mortes de primatas e quatro adoecimentos em 36 municípios do Estado.

Destes, 40 tiveram a causa da morte indeterminada, 45 tiveram resultado negativo para febre amarela e 37 ainda estão sendo investigados.

Conforme a Dive, é importante que as pessoas informem sobre a morte dos primatas até 24 horas após a morte para que as amostras para análise ocorram dentro do tempo recomendado.

Vacinas

Até 26 de março, 83,2 mil doses de vacina contra febre amarela foram aplicadas em Santa Catarina. Neste período, foram notificados 10 casos suspeitos de reação adversa grave após a vacinação. Destes, seis foram descartados, três confirmados e um está sendo investigado.

A Dive reforça que a vacina contra a febre amarela é segura e a medida mais eficaz para proteger contra a doença. A ocorrência de eventos adversos é rara e precisa de atendimento médico imediato e de investigação pela vigilância epidemiológica.

Recomendação

A Dive reforçou que até 10 dias antes de se deslocar para áreas com recomendação da vacina, as pessoas devem receber imunização em um posto de saúde.

Em Santa Catarina, há 162 municípios em área com recomendação para a vacina. Crianças de até 9 meses de idade também devem tomar a dose, independente de onde moram.

Confira as salas de vacinação pelo estado no site da Dive.

Com informações G1 SC 

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Sobre Notícia Hoje

O Portal Notícia Hoje foi criado com o objetivo de ser uma alternativa na comunicação online. Trazendo notícias de Caçador e região, aborda política, economia, segurança, esportes e variedades e já se consolidou como referência na informação com rapidez e credibilidade.

Veja também

Polícia Civil elucida assalto a posto de combustíveis e autores já estão presos por outros assaltos

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Caçador identificou os autores do roubo a mão …