A diretora da escola estadual Dom Orlando Dotti, de Caçador, Irene Maria De Bortolo, retornou dos Estados Unidos onde participou de um intercâmbio cultural no mês de novembro. Ela viajou com um grupo de 27 educadores brasileiros que se destacaram no Prêmio Gestão Escolar 2015-2016, sendo um representante de cada estado do país.
Nesta terça-feira, 20, Irene participou de uma entrevista ao vivo na Rádio 92 FM onde compartilhou a experiência com os ouvintes da emissora. Além disso, ela já repassou informações aos professores da própria escola e em reunião de diretores da rede estadual. No ano que vem Irene também se reunirá com representantes da Secretaria de Educação, em Florianópolis, para avaliar intercâmbio.
De acordo com Irene, o intercâmbio teve duração de 12 dias e incluiu programação em três cidades Washington, Pitsburg e Nova Iorque. Nesses locais, o grupo realizou várias atividades, como por exemplo, visita a escolas, sindicatos e entidades que desenvolvem projetos na área educacional e cultural.
“Foi uma experiência incrível, uma viagem realmente de trabalho e muito proveitosa. Entendo que o mais importante foi a troca de informações, onde pudemos contar um pouco da nossa maneira de trabalhar e também observar vários aspectos da educação norte americana que é referência”, conta Irene.
Segundo a diretora, as escolas visitadas nos EUA têm como diferencial o incentivo a atividades práticas e com uso de tecnologias. Com isso, os alunos desenvolvem com mais facilidade suas competências principalmente em matemática, ciências e artes.
Outro destaque é o orçamento que permite à escola gerir seu próprio método de atuação.
“Os americanos são muito atenciosos com o que tem importância na formação dos alunos, com pesquisa, análise de resultados, planejamento. Acho que o desafio para nós que vivemos o dia-a-dia das escolas é encontrar formas de despertar o máximo o potencial do jovem brasileiro”, acrescenta
Durante a viagem, Irene também apresentou os projetos e ações da educação catarinense, destacando as boas práticas de gestão da escola Dom Orlando Dotti, que refletem no aprendizado e bons índices educacionais da unidade.
O prêmio Gestão Escolar é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O intercâmbio cultural tem parceria da Embaixada Americana e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco),
A escola estadual Dom Orlando Dotti tem 93 funcionários e 1575 alunos. Conta ainda com Conselho Escolar, Conselho Deliberativo, Associação de Pais e Professores (APP) e Grêmio Estudantil. Nos últimos anos a escola foi reconstruída, num investimento de mais de R$ 6 milhões do Governo de Santa Catarina.