Uma decisão aprovada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2014, virou decreto na Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. O documento proíbe a venda e consumo de bebidas alcoólicas nos eventos promovidos pela Igreja Católica.
Segundo o bispo Dom Edgar Ertl, até mesmo eventos de terceiros – locação para casamentos e formaturas, por exemplo – realizados nas dependências pertencentes à Igreja, não poderão haver comercialização.
Nestes casos, os organizadores só poderão distribuir as bebidas gratuitamente aos convidados, assumindo o compromisso formal de manter a moderação do consumo, bem como a ordem no ambiente.
“Nós, como igreja, como diz a CNBB, não podemos cair em contradição. Se nos nossos eventos estamos comercializando bebidas alcoólicas, estamos colaborando com esse grande e grave problema”, argumenta o bispo durante uma entrevista de rádio.
Dom Edgar ainda complementa. “Me digam as famílias que têm problemas com bebidas alcoólicas. O que significa ter um alcoólatra dentre de casa, um alcoólatra no trânsito, um alcoólatra da sociedade ou na comunidade. Queremos contribuir para que, acima de tudo, a vida das pessoas seja preservada, seja cuidada, seja amada. Nós somos criaturas de Deus e não podemos abusar da nossa vida, da nossa liberdade”, finaliza.
O decreto foi enviado às paróquias da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão ainda em dezembro e entrou em vigor no dia 1° de janeiro deste ano.
Com informações – Oeste Mais