Diminuição de vagas de estacionamento desagrada comerciantes de Caçador

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A diminuição de vagas de estacionamento desagradou os comerciantes da parte baixa da Avenida Barão do Rio Branco. Uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira, 23, para discutir e chamar a atenção dos responsáveis pelas mudanças no local. O número de vagas diminuiu pela metade, sendo que de 41 restaram apenas 27.

13262136_1023349907734668_994826359_o (1)

Segundo os comerciantes presentes, já no primeiro final de semana após a mudança os clientes ficaram descontentes com a redução e o tamanho do espaço para estacionar. A mudança fez com que o número de clientes diminuísse notavelmente.

O vereador Alencar Mendes participou da reunião e disse que ficou preocupado com a mudança feita.

A Diretoria de Trânsito, Transporte e Segurança de Caçador (Dittesc), órgão que está realizando a implantação de ciclofaixa em toda a parte baixa da Avenida Barão do Rio Branco e Rua Getúlio Vargas, declarou em sua página no Facebook que as mudanças visam beneficiar pedestres, ciclistas e comunidade em geral.

13288267_1023349957734663_467803050_o (1)

Segundo a publicação, a Dittesc juntamente com a equipe do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (Ippuc), vem realizando levantamento de mobilidade urbana para o município, tendo em vista o grande número de veículos existentes hoje em Caçador.

Para o Diretor da Dittesc, Allex Atolini, estas mudanças estão ocorrendo devido a paralisação do fluxo de veículo em horários de maior movimento no centro da cidade. “Nós equipe da Dittesc, junto com a equipe do Ippuc, realizamos durante vários meses estudo de mobilidade urbana em nosso município. Notamos que em determinados horários o fluxo praticamente travava, desta forma, para que o problema não se agravasse, chegamos a uma definição! ‘‘caçador precisa mudar’’, e por isso estas mudanças estão sendo realizadas”.

Allex explica ainda que são os motoristas que precisam se adequar ao novo trânsito e não o trânsito se adequar aos motoristas. “Nosso município conta com muitos ciclistas, além de estarmos dando essa possibilidade para que mais pessoas possam utilizar este meio com mais segurança. Infelizmente algumas mudanças precisam de sacrifício, se ficarmos sempre adequando o trânsito aos motoristas, chegará um momento em que Caçador travará, pois hoje temos um veículo para praticamente duas pessoas”, disse.

Segundo Allex, a Dittesc visa melhorar sempre a mobilidade de pedestres e desafogar o trânsito que está concentrado na parte baixa da Avenida Barão do Rio Branco e fazer com que aqueles semáforos fluam com mais praticidade e ainda para que o motorista não tenha que enfrentar o mesmo estresse de trânsito parado que hoje encontram de segunda a sábado em Caçador.

Ainda a Dittesc lembra que em toda a parte baixa, onde antes existiam 34 vagas de estacionamento oblíquo, hoje existe 28, ou seja, houve uma perda de seis vagas de estacionamento e um acréscimo de mais de 10 vagas de motos. Porém em compensação a essas seis vagas que foram perdidas na avenida, as Ruas Aristeu Porto Lopes e Rua Marechal Rondon, ganharão com a nova mudança cerca de 50 vagas de estacionamento, possibilitando assim que os motoristas deixem seus veículos em outro lugar.

Allex fala ainda que as mudanças ocorrerão no município e que visa sempre o melhor para a população em geral. “Não podemos pensar em apenas uma classe, devemos pensar em um todo. Se pensarmos em um ou dois comerciantes de uma rua, quem perderá será uma classe de cerca de mais de 50 mil habitantes. Por isso, a Dittesc visa procurar o melhor para o cidadão. A Rua Osório Timermann, ninguém acreditava naquela mudança e hoje é vista como uma das melhores que Caçador já teve em mais de 20 anos e lembramos ainda que as mudanças não terminaram e estão em fase de acabamento, a infraestrutura ainda deverá fazer alguns tapas buracos e outros ajustes na ciclovia. Pedimos este voto de confiança de todos para que juntos melhoremos nossa cidade”, finalizou o diretor.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp