Dia 15 de junho, conforme estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é o dia Mundial da Conscientização da violência contra a pessoa idosa, com objetivo principal de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa junto com a ideia de não aceitá-la como sendo normal. Para tanto, o Conselho Municipal do Idoso de Caçador, também mobilizado nesta data, busca alertar os cidadãos sobre os formatos de violência que são cometidos contra os idosos.
A população de pessoas idosas é a que mais cresce no Brasil, como um reflexo do aumento da expectativa de vida. Segundo o §1º do Artigo 19 do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2013), considera-se violência contra o idoso qualquer ação ou omissão praticada em local público ou privado que lhe cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico.
Como formas de violências, podemos listas as seguintes: física, sexual, psicológica, econômico-financeira e patrimonial, abandono, negligência e autonegligência.
Quando alguma dessas violências é percebida, deve-se imediatamente fazer a denúncia para o Disque Direitos Humanos- Disque 100. Ele funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico, fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitados pelo demandante.
Não esqueçamos, contudo, que a violência contra a pessoa idosa é uma grave violação dos direitos humanos e, portanto, sua vigilância deve perpetuar-se nos outros dias do ano também.