Não há como duvidar, a vida gira em torno da água! Tudo o que necessitamos depende dela e os caminhos que ela percorre até ser consumida, recebe a atenção e dedicação de um profissional cujo trabalho ganhou relevância mundial devido à escassez dos recursos hídricos: o engenheiro de saneamento. O dia 13 de julho é dedicado a ele e é por isso que a BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de água e de esgotamento sanitário em Caçador, vem enaltecer esta atividade.
“A pessoa que escolhe esta área terá nas mãos uma excelente oportunidade de transformar, positivamente, a vida das pessoas por meio da profissão. As benfeitorias criadas a partir do saneamento garantem saúde e bem-estar para a população, além de preservar o meio ambiente para as futuras gerações”, comenta Guilherme Pimentel, gerente de operações da BRK em Caçador e engenheiro sanitarista e ambiental formado pela UFSC.
Em uma cidade como Caçador, cujo relevo acentuado requer atenção, a visão ampla do engenheiro sanitarista traz segurança na tomada de decisão, conquistando as melhores alternativas para solução de problemas na distribuição de água, favorecendo diretamente a comunidade. “Ter a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em um município como Caçador e liderar uma equipe engajada como a da BRK, é gratificante. O foco principal do profissional da área é garantir que todos tenham acesso aos benefícios que o saneamento proporciona, inclusive o meio ambiente”, salienta.
Na história recente da cidade, uma grande transformação no saneamento está assegurando que a comunidade seja a principal beneficiada. Caçador sofria com falta de água diariamente; algumas regiões ficavam até 20 dias sem receber abastecimento. “Aos poucos fomos compreendendo as limitações e atuando de forma pontual em cada região, investindo em tecnologia e conhecimento operacional para driblarmos as dificuldades encontradas. Ainda há muito o que avançar, mas a população caçadorense está melhor assistida hoje, do que há 4 anos quando a BRK assumiu a concessão”, revela o engenheiro sanitarista e ambiental.
Um município que se tornou referência no Brasil devido ao saneamento é Uruguaiana, localizado na divisa do Rio Grande do Sul com a Argentina e que a BRK também possui a concessão. Quando assumiu os trabalhos em 2011, menos de 90% da população contava com serviço de água potável e apenas 9% com sistema de esgoto. Atualmente, há 100% de cobertura no abastecimento de água e mais de 97% de cobertura de esgoto em pleno funcionamento.
No avanço do sistema de esgotamento sanitário, a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Uruguaiana foi estruturada para atender plenamente a demanda de crescimento da cidade nas próximas décadas. Um investimento em tecnologia de ponta com um projeto robusto elaborado de acordo com as características locais, revolucionando o sistema de tratamento dos esgotos domésticos do município, com capacidade para tratar até 350 litros por segundo.
“O projeto para Caçador é tão audacioso quanto em Uruguaiana. Praticamente toda a população urbana é atendida com água de qualidade, tratada e entregue ao cidadão respeitando todas as normas técnicas e regularizadoras existentes. Inclusive a água de Caçador é uma referência nacional por sua qualidade e isto orgulha a BRK como um todo”, comenta Guilherme.
E no que diz respeito ao esgotamento sanitário, a BRK em Caçador está mais do que preparada. “O desafio nos favorece e nos estimula. Estamos revitalizando a Estação de Tratamento de Esgoto localizada no Ulysses Guimarães, bairro Bom Sucesso, porém ela não comporta receber todo o esgoto da cidade. É por isso que vamos construir a ETE Rio do Peixe e já iniciamos os projetos de execução de todo o sistema e da construção desta estação. E todo o plano só dará certo se cada morador compreender a importância que possui neste processo. Somos parceiros da cidade e estamos aqui para servir e garantir o futuro com a qualidade que os cidadãos caçadorenses merecem e tanto trabalham para alcançar”, conclui Guilherme Pimentel.