No Brasil, 46% dos pais e responsáveis por crianças em idade escolar dizem não dedicar tempo suficiente com a educação dos filhos. É isso o que mostra uma pesquisa da ONG global de educação Varkey Foundation feita em parceria com o Instituto Ipsos com 27 mil pais de estudantes de 4 a 18 anos em 29 países. Um dos estímulos para que essa realidade mude gradativamente vem por meio de um projeto de lei proposto pelo Movimento Santa Catarina pela Educação que estabelece o Dia da Família na Escola. Este ano, ele será no sábado, dia 7 de abril e vai propor uma reflexão sobre a importância do apoio da família na construção do projeto de vida pelos estudantes, ainda mais considerando os desafios do mundo do trabalho em constante transformação.
Todas as escolas municipais e estaduais, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT), estão mobilizadas para promover ações educativas e recreativas alusivas ao tema. Entre as atividades que serão promovidas estão palestras com especialistas sobre projeto de vida e escolha profissional, ações de estímulo à leitura e oficinas de brincadeiras tradicionais.
“O comprometimento familiar é fundamental para o desenvolvimento do aluno. Pais mais próximos dos filhos e da escola influenciam o seu desempenho e ajudam-nos a viver com autonomia para traçar o próprio caminho. Os pais precisam estar preparados para auxiliar os filhos nas suas escolhas profissionais. Por isso, é essencial fortalecer o vínculo entre família e escola”, afirma o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. Na indústria, ações promovidas pela FIESC sensibilizarão os trabalhadores a participar das atividades no dia 7.
UNIARP no Dia da Família na Escola
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) é parceira do Dia da Família na Escola e realizará diversas ações através do Programa UNIARP nas Escolas e como integrante do Movimento Santa Catarina pela Educação.
Acadêmicos e professores de diversos cursos da UNIARP estarão envolvidos no dia 07 de abril, com atendimentos na área da saúde, orientações sobre educação, atividades esportivas, gincanas, brincadeiras, palestras e muito mais. A UNIARP estará atuando nas escolas Paulo Schieffler, Irmão Léo, João Santo Damo e Wanda Krieger Gomes em Caçador, Governador Bornhausen de Arroio Trinta, Santa Terezinha de Lebon Régis, Dom Daniel Hostin de Matos Costa, Santos Anjos de Rio das Antas e na escola de Calmon.
Dia da Família na Escola
A proposta da criação do Dia da Família na Escola, que chega a seu segundo ano, surgiu da Campanha Pais pela Educação, lançada pelo Movimento SC pela Educação em 2014. Um dos estímulos é uma pesquisa do Instituto Ayrton Senna, em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo a qual os estudantes que recebem apoio e atenção dos pais na sua vida escolar estão, em média, quatro meses à frente no aprendizado em comparação com os que não recebem essa atenção. O objetivo da iniciativa é estimular a participação dos pais na vida escolar dos filhos.
O Movimento SC pela Educação
Criado em 2012 como uma iniciativa da indústria, com o apoio das federações dos trabalhadores, o Movimento ganhou a adesão do comércio (Fecomércio-SC), da agricultura (FAESC) e dos transportes (Fetrancesc) e passou a se chamar em 2016 Movimento Santa Catarina pela Educação. A iniciativa tem apoio ainda de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-SC). Seus principais desafios são proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função, com foco na educação para o mundo do trabalho e na articulação e influência social na educação de Santa Catarina.