Deslizamentos e alagamentos: SC tem alerta para chuvas e temporais nesta terça-feira

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A terça-feira (28) inicia dando indícios de como deve seguir o dia. O amanhecer marcado pela presença de nuvens do Meio Oeste ao Litoral antecede a chegada de chuva e temporais, no período da tarde, na maioria do Estado. A Defesa Civil emitiu um alerta para eventuais ocorrências relacionadas ao tempo.

O dia inicia nublado, com a presença de sol em algumas regiões mais ao Sul do Estado. No decorrer da manhã, há condição para chuva em localidades das áreas do Meio Oeste ao Litoral, mas sem volumes significativos, informa a Defesa Civil.

Segundo o órgão, entre a tarde e noite desta terça, a combinação de calor, umidade e áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de temporais isolados, que podem vir com a presença de raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo.

A Defesa Civil emitiu um alerta as 8h30, para eventuais ocorrências associadas aos temporais. O aviso tem início às 12h e segue até as 23h50. O risco para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e deslizamentos é baixo nas áreas em verde e moderado nas áreas em amarelo do mapa abaixo.

As máximas chegam aos 28°C no Planalto Sul, 30°C no Litoral Sul, de 27°C a 33°C no Grande Oeste e até 28°C nas demais áreas.

Quarta-feira

A chuva, antes presente em peso nas regiões ao Norte, se estende as demais áreas do Estado durante a quarta-feira (1º). O dia começa com variações de nuvens e chuva isolada.

No decorrer da tarde, a combinação do aquecimento diurno, umidade e deslocamento de cavados (áreas de baixa pressão alongadas), intensifica a condição para temporais e favorece pancadas de chuva pelo Estado.

Amanhecer tem temperaturas perto dos 12°C na Serra, de 17°C a 23°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15°C a 18°C nas demais áreas. A tarde, as máximas chegam aos 32°C em áreas do Extremo Oeste, 30°C no sul do Litoral Sul, 24°C no Planalto Sul e de 25°C a 29°C nas demais regiões.

Quinta-feira

A formação de uma área de baixa pressão no Paraguai, combinado ao aquecimento diurno, umidade favorece condições para chuva também na quinta-feira (2), principalmente, nas áreas do Grande Oeste e Norte do Estado.

Amanhecer com temperaturas perto dos 12°C na Serra, de 17°C  a 22°C no litoral, Vale do Itajaí e de 15°C  a 18°C nas demais áreas. A tarde, as máximas chegam aos 28°C no Planalto Sul, ficam próximas e acima dos 30°C nas demais regiões, podendo chegar aos 35°C no Extremo Oeste.

Confira as temperaturas desta terça:

Litoral Norte: 20ºC/31ºC

Planalto Norte: 14ºC/26ºC

Grande Florianópolis Litorânea: 18ºC/28ºC

Grande Florianópolis Serrana: 15ºC/28ºC

Vale do Itajaí: 15ºC/29ºC

Litoral Sul: 15ºC/30ºC

Planalto Sul: 9ºC/26ºC

Meio-Oeste: 12ºC/28ºC

Oeste: 14ºC/29ºC

Extremo-Oeste: 16ºC/32ºC

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp