Search
Close this search box.

Descartada possibilidade de geada negra em SC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O serviço de meteorologia do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Epagri/Ciram) descartou, na manhã desta quarta-feira, a possibilidade de Santa Catarina ser atingida pela geada negra nos próximos dias. Ao contrário do que as previsões apontavam, a geada negra não foi registrada no Estado, e apenas geadas comuns devem ser vistas até que a onda de frio deixe a região.

“Praticamente todo o Estado pode ter geada branca, com exceção do litoral norte e o litoral da Grande Florianópolis. Entretanto, o litoral sul pode voltar a registrar o fenômeno”, explica a meteorologista Marilene de Lima, do Epagri/Ciram.

A neve também não deve voltar a cair com intensidade em Santa Catarina. Segundo Marilene, as áreas mais propícias ao fenômeno são o Meio-Oeste catarinense e os planaltos Norte e Sul, que registraram as menores temperaturas até o momento.

A geada branca se forma quando a temperatura é menor do que 4ºC. A negra ocorre quando as temperaturas ficam negativas de maneira brusca, causando severos danos à agricultura.

 

Previsão

Quinta-feira (25/07): Madrugada e amanhecer gelado em SC, com próximas de 0°C e negativas nas áreas altas do estado, com geada em boa parte do estado. No decorrer do dia, o sol predomina em todas as regiões, porém à noite há chance de chuviscos entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. Temperatura em pequena elevação à tarde. Vento de sudeste, com variações de nordeste do Oeste ao Planalto, fraco a moderado.

Sexta-feira (26/07): O frio começa a diminuir em SC, mas ainda há previsão de temperatura próxima de 0°C e geada nas áreas altas do estado ao amanhecer. No decorrer do dia, sol entre nuvens e temperatura em elevação. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte há chance de chuviscos na madrugada e à noite. Vento de sudeste a nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado e Domingo (27 e 28/07): Nevoeiros ao amanhecer e predomínio de sol no decorrer do dia. Temperatura mais baixa, ainda há previsão de geada nas áreas mais altas do Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, se elevando no decorrer do dia. Vento nordeste, fraco a moderado com rajadas.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Temperaturas chegam a -4,1º C em Caçador. Assista
Veja as fotos que os leitores do Portal Notícia Hoje enviaram da neve

Madrugada de nevasca forte deixou paisagem branca pela manhã. Assista

Depois de ensaio, neve cai em grande intensidade em Caçador. Assista
Neve em Caçador. Assista
Sensação térmica pode chegar a -24º C
Geada confirma temperatura negativa em Caçador. Assista
Em mais uma manhã, Caçador registra temperatura negativa

 

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp