Notícias de Caçador e Região

Deputados aprovam pedido de afastamento do secretário de Estado da Saúde por compra milionária

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que fiscaliza as ações relacionadas à pandemia do novo coronavírus, aprovou nesta quarta-feira (29) um requerimento em que pede ao governador Carlos Moisés (PSL) o imediato afastamento do secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. O documento fala em “atos ilícitos” relacionados à compra de 200 respiradores por R$ 33 milhões, com dispensa de licitação e pagamento antecipado.

A aquisição foi denunciada na terça-feira (28) em reportagem do site The Intercept Brasil, que apontou suspeitas de irregularidades na compra. Nesta quarta, o governador fez um pronunciamento on-line, em que disse estranhar que o pagamento tenha sido feito de forma antecipada – fora do padrão na administração pública.

O caso é apurado em duas sindicâncias pela Secretaria de Estado da Saúde – uma investiga os fatos relatados pela reportagem, e outra revisa todas as compras relacionadas ao período da pandemia de coronavírus. A pasta comandada por Zeferino informou que, desde o início do processo, adotou as medidas necessárias para apuração e esclarecimento dos fatos.

As denúncias também são alvo de um inquérito da Polícia Civil e de uma auditoria da Controladoria-Geral do Estado.

Assinam o requerimento os deputados Marcos Vieira, que preside a comissão, Ada de Luca, Volnei Weber, Bruno Souza, José Milton Scheffer, Luciane Carminatti, Marcius Machado, Milton Hobus e Sargento Lima.

Com informações NDC Total 

Veja Também
Comentários
Loading...