O Governo de Santa Catarina, representado pela Epagri, e a Confederação Geral da Agricultura Italiana –Confagricoltura, com o aval do Ministério da Agricultura Italiano, assinaram um protocolo de intenções para transferência tecnologia na produção de vinhos. Com este ato, encerrou nesta sexta-feira (16) a visita da comitiva catarinense a Itália. O representante da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Cobalchini, avaliou o resultado da missão “como muito positivo para o Estado”.
Na avaliação do deputado, Santa Catarina está tendo um crescimento significativo na cultura do vinho, tanto em quantidade quanto em qualidade e a busca de novas tecnologias só contribuem para a indústria da vitivinicultura. “Santa Catarina, conforme informações do nosso sindicato de produtores, tem cerca de 3,5 mil famílias trabalhando na cultura do vinho. Na Itália, por exemplo, existem mais de 3 mil indústrias de vinho, com alta tecnologia e produção de alta qualidade”, afirmou.
“Com este convênio, que o Estado vai firmar através da Epagri, produtores catarinenses terão acesso a esses conhecimentos que os italianos dispõem há muitos ano”, explicou o deputado Valdir Cobalchini. “Além da produção, a missão catarinenses conheceu fábricas de máquinas e equipamentos para a indústria de vinho e com esse intercâmbio, essas indústrias poderão colocar seus produtos no Brasil”, completou.
Cobalchini ressalta que o mais importante é que o Governo Italiano, através do Ministério da Agricultura, está disposto a colaborar para transferir sua tecnologia para os catarinenses. “Com esse convênio que o Estado vai firmar, através de nosso governador Raimundo Colombo, além do vinho também estarão disponíveis para Santa Catarina conhecimentos nas áreas de gastronomia e enoturismo”, finalizou.
Representando a Assembleia Legislativa, Cobalchini também participou de reuniões no Ministério dos Transportes e do Desenvolvimento Econômico e na Embaixada do Brasil, em Roma, onde tratou de logística e controle de tráfego e frotas.
Também participaram da missão, o diretor da Epagri, Luiz Antonio Paladini, prefeito de São Joaquim Humberto Brighenti, e o presidente do Sindicato dos Produtores de Vinho de Santa Catarina, Celso Panceri, além de empresários do setor.