Search
Close this search box.

Deputado apresenta PL que prevê amputação das mãos de políticos condenados por corrupção

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O deputado federal do Paraná, Emerson Petriv, conhecido como ‘Boca Aberta’ (PROS) apresentou na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (10), um Projeto de Lei (PL) 582/2020, que prevê a “amputação das mãos direita e esquerda de políticos que cometam crime de poder econômico, improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação até o trânsito em julgado”.  Segundo o portal da Câmara, a Mesa Diretora recusou o PL, com base no segundo inciso do artigo 137 do regimento interno da Casa, por ser “evidentemente inconstitucional”.

No PL, o deputado justifica o projeto com a informação que o Brasil é segundo país mais corrupto do mundo, atrás da Nigéria, mas segundo ele, apenas um político está preso por corrupção. Boca Aberta continua a justificativa e traz o exemplo de países como o Irã, Coreia do Norte e China, onde conforme o político, a corrupção comprovada é punida com pena de morte ou prisão perpétua. O infrator também precisa devolver imediatamente os valores roubados aos cofres públicos.

O inciso primeiro do PL prevê a punição para o Presidente da República, Governador do Estado, Prefeitos, membros do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas, das Câmaras Legislativas e das Câmaras Legislativas Municipais. Caso aprovada, a amputação seria feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), da cidade do político condenado.

Conforme o artigo 5º, da Constituição Federal, não será aplicada pena de morte – salvo em caso de guerra declarada. Ainda é proibido a condenações a trabalhos forçados ou a aplicação de penas cruéis.

 Com informações Clic RDC 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp