Os dias de sol e tempo seco estão contados em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil. Mudança no bloqueio atmosférico permitirá instabilidade no estado e partir da noite de sábado (15), tempestades voltam a atingir SC, principalmente na divisa com o Rio Grande do Sul.
A precipitação começa nas regiões de divisa com o RS, entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, e ganha força a partir da tarde de domingo (16). As áreas chuvosas se estabelecerão entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, trazendo um período prolongado de instabilidade climática.
A frente fria está prevista para estacionar na região catarinense a partir desta sexta-feira (14). O final de semana poderá ser de tempestades com trovoadas e rajadas de vento. As chuvas podem ultrapassar os 150 milímetros, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Tempestades voltam a atingir SC e chuvas seguem até a próxima semana
Entre segunda (17) e a quarta-feira (19), a instabilidade se posicionará entre o norte gaúcho e a região central catarinense, mantendo a condição para fortes chuvas. Tempestades voltam a atingir SC, principalmente nas áreas de divisa com o estado vizinho.
Essa mudança de padrão atmosférico confirma o retorno da chuva para todas as regiões catarinenses. O restante da semana será marcado por tempo chuvoso em todo o estado, favorecendo também o declínio das temperaturas.
A Defesa Civil alerta para a possibilidade de alagamentos e outros eventos adversos associados às condições meteorológicas. O órgão recomenda atenção redobrada aos moradores das áreas mais vulneráveis.
Com informações ND Mais