Notícias de Caçador e Região

Defesa Civil emite alerta para temporais isolados em SC

O início do feriadão do dia da Nossa Senhora Aparecida será nublado em quase toda Santa Catarina. Há ainda quatro regiões que estão em observação para o registro de ocorrências associadas a temporais e chuva volumosa neste sábado (8), segundo a Defesa Civil do Estado.

Além da chuva volumosa em curto período de tempo, o fenômeno pode vir acompanhado de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, aponta a Defesa Civil. A influência de uma área de baixa pressão que se associa ao fluxo de claro e umidade vindo da Amazônia favorece a ocorrência dos fenômenos.

O órgão emitiu alerta informando que todo o Oeste de SC, Planalto Norte e partes da Serra e do Vale do Itajaí estão em observação para as ocorrências associadas aos fenômenos, como alagamento e inundações. O alerta compreende todo o período entre às 12h desta sexta e sábado.

O Sul de Santa Catarina é a única região onde a chance é nula. Para as demais regiões, incluindo também os municípios da Grande Florianópolis, o risco é baixo.

Confira as temperaturas para este sábado (9):

Litoral Norte:  17°C / 20°C;

Planalto Norte: 11°C / 15°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 14°C / 19°C;

Grande Florianópolis Serrana: 12°C / 16°C;

Vale do Itajaí: 12°C / 18°C;

Litoral Sul: 10°C / 19°C;

Planalto Sul: 10°C / 16°C;

Meio-Oeste: 12°C / 15°C;

Oeste: 12°C / 18°C;

Extremo-Oeste: 16°C / 20°C.

Cuidados

Diante de alagamentos e enxurradas, a Defesa Civil recomenda evitar contato com as águas e não dirigir em locais alagados, transitar em pontilhões e pontes submersas, além de cuidar com crianças próximas a rios e ribeirões.

Deve-se tomar cuidado com a inclinação de postes e árvores e movimento de terra ou rochas próximo a casa, diante do risco de deslizamento. Também é sugerido ficar atento ao aparecimento de rachaduras em muros e paredes.

Durante a queda de raios é recomendado buscar local abrigado, ficar longe das janelas e desligar os aparelhos eletrônicos.

 

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.