A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para risco de temporais, chuvas intensas acompanhadas de raios, ventos fortes e risco de granizo no Estado. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), lançou alerta vermelho para esta quinta-feira, 29.
Segundo a CPTEC, esta quinta-feira terá uma atmosfera extremamente instável, com risco de alta incidência de descargas elétricas. A previsão, segundo a Defesa Civil, é de temporais localizados com descarga elétrica, rajadas fortes de vento (acima de 60 km/h) e granizo.
Entenda os avisos
Ao longo dos últimos meses, os avisos emitidos pelo CPTEC geralmente ficam entre “observação” e “atenção”, onde ambos significam entre risco considerável e risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 120 horas (observação) ou 70 horas (atenção).
O aviso emitido para está quinta-feira tem como ocorrência de fenômenos meteorológicos adversos dentro das próximas 24 horas. Com base nisso, é bom ficar atento sobre as atualizações da previsão do tempo já que o risco é alto para ocorrência de tempo severo que possam provocar danos e acidentes. Siga as recomendações da Defesa Civil e demais autoridades competentes, e esteja preparado para medidas de emergência com a maior segurança possível.
Recomendações da Defesa Civil SC:
Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade,
Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.