Notícias de Caçador e Região

Defesa Civil alerta para frio extremo neste final de semana

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para frio extremo neste final de semana em todo o Estado. Conforme o setor de meteorologia da Epagri/Ciram, o frio vai continuar intenso no final de semana, com temperatura mínima próxima e abaixo de zero na madrugada e amanhecer em grande parte do Estado, ficando entre -4 ºC e -6 ºC nas áreas mais altas.

O meteorologista Marcelo Martins informou que há condição de neve entre a noite desta sexta-feira, 10, e a madrugada de sábado, 11, nas áreas mais altas do Planalto Sul. Também há condição de geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. A condição se dá devido a uma massa de ar polar que atua sobre o Sul do Brasil.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a situação é de perigo.

As recomendações da Defesa Civil são para atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

 

Veja Também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.