Notícias de Caçador e Região

De heróis a bandidos? Por que tanto desrespeito com os Médicos? –

No dia 28 de janeiro, um vereador de Caçador, entrou na UPA 24h e invadiu ambientes internos, à procura de “Médicos que não estivessem trabalhando”. Vistoria feita, flagrante estabelecido e mesmo sabendo que havia uma outra médica em atividade, foi para as redes sociais alardear, de modo espalhafatoso e exagerado, que um dos médicos estava no local do repouso.

A questão que fica é:  Médicos têm direito a período de descanso durante os seus horários de trabalho? A resposta é um sonoro SIM!

A atividade médica, desgastante como poucas, exige momentos de descanso e recondicionamento, principalmente nestes tempos extremos de pandemia do Coronavírus. Além disso, a Lei Estadual 17.617/2018, assegura este direito, não apenas aos Médicos, mas a todos os profissionais de plantão.

Ao mesmo tempo, e em respeito ao paciente que comparece às unidades de saúde em busca de alívio para seu sofrimento, há que se ter bom senso para o adequado andamento dos serviços. É muito provável que a unidade de saúde tenha normas e rotinas estabelecidas, posto que em toda organização são necessárias.

De parte dos cidadãos, quaisquer que sejam as suas competências, reconhecemos o direito de fiscalizar e cobrar melhorias, mas desde que às autoridades constituídas e na forma regimental. A UPA não é “terra de ninguém” –  há gestores e chefias que podem e devem ser demandados.

O exibicionismo exacerbado, tal qual demonstrado neste caso específico, serve mais para criar conflitos do que para encontrar soluções.  É nossa esperança que os demais integrantes da Câmara Legislativa de Caçador tenham um pouco mais de equilíbrio e de responsabilidade social.

O SIMESC apela para que os gestores desta unidade de saúde avaliem o caso e, se houver correções a serem feitas, que o façam! Em tempos de Covid-19, temos que estar do mesmo lado da trincheira.

Enfatizamos que a população caçadorense mantenha a confiança nos médicos que a atendem, dedicados e compromissados que são.

Diretoria Executiva

Diretoria Regional Caçador

Veja Também

Comentários estão fechados.