A tensão entre Marcelo Verde e Dayse Paparoto finalmente chegou ao fim na madrugada desta quarta (14), quando os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin escolheram o vencedor da primeira edição do MasterChef Profissionais.
A honra foi para a preferida dos internautas, Dayse, que levou para casa o troféu MasterChef, além de um carro e R$ 170 mil.
“Sei lá, mano, estou passada. Esse prêmio é para Ele, é tudo para Ele”, comemorou a chef de 31 anos, que é evangélica e dedicou a vitória para Deus. Questionada por Ana Paula Padrão sobre qual sonho gostaria de realizar, Dayse afirmou que pretende quitar o apartamento e se casar.
O episódio final contou com duas provas onde os finalistas precisaram apresentar um total de oito pratos cada – dois aperitivos, duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas.
O desafio seguiu o padrão das outras edições do reality: a prova gravada com antecedência e apenas o anúncio do vencedor exibido ao vivo, feito pela apresentadora Ana Paula Padrão. Após as oito etapas, as notas de cada jurado – de 0 a 10 – foram reveladas. O programa contou ainda com a presença dos chefs eliminados ao longo da temporada.
A escolha de Dayse como vencedora agradou os telespectadores. No episódio da semana passada, quando os finalistas foram anunciados, os internautas utilizaram as hashtags #FicaDayse e #FicaMarcelo no Twitter para expressarem sua preferência. A opção de Dayse recebeu mais de 90% dos votos, demonstrando a força da popularidade da chef, que começou insegura mas foi ganhando força e espaço na competição.
Parte da popularidade de Dayse deve-se à maneira – tachada pelos espectadores de machista – como a chef foi tratada pelos seus colegas no programa.
Os embates entre ela e Marcelo tornaram-se frequentes nos últimos capítulos, com o chef torcendo para disputar uma final com Dário – de acordo com Marcelo, Dayse não era “uma candidata à minha altura”. O chef Ivo também não ficou de fora da polêmica: durante uma prova em equipe, chegou a dizer que Dayse deveria “pegar uma vassoura e varrer o chão” se quisesse se sentir útil.