Notícias de Caçador e Região

FEIBEMO promove curso gratuito e online de Cultura Talian

A Federação de Entidades Ítalo – Brasileiras e de Mestres e Ofícios da Cultura Talian (FEIBEMO) promove, a partir do início do mês de julho, um curso gratuito e online, de Cultura Talian.

O curso foi organizado e será coordenado pelo professor Aliduino Zanella – Mestre Talian e responsável do Centro Cultural da FEIBEMO.

> Faça sua inscrição

“Usando uma metodologia lúdica e divertida, o curso visa estimular as quatro habilidades (ler, escrever, falar e entender) através do exercício de repetição e dramatização de seus conteúdos, além de breve história da colonização italiana e sua cultura”, destacou o mestre Zanella.

O curso será ministrado gratuitamente, coordenado pelo Professor Aliduino Zanella – Mestre Talian Professor Zanella, professor e responsável do Centro Cultural da FEIBEMO – Federação de Entidades Ítalo – Brasileiras e de Mestres e Ofícios da Cultura Talian, CNPJ número 01.890.503/0001 – 42, na modalidade Curso Isolado Livre referente a Lei de incentivo à Cultura conforme Projeto aprovado no Ministério da Cidadania, Pronac número 192592 – Aulas de Cultura e Língua Talian.

Modalidade on-line

Demais informações como carga horária, datas dentre outras, serão fornecidas no início e durante as aulas

Público alvo

O público para as aulas será desde crianças, adolescentes, adultos e idosos do sexo masculino e feminino, que demonstrarem interesse pelo aprendizado da História, Cultura  e Língua Talian e que tenham acesso da tecnologia on-line.

> Faça sua inscrição

Metodologia a ser adotada

Sendo a primeira experiência nessa modalidade, vamos aprendendo juntos

Usando uma metodologia lúdica e divertida, o curso visa estimular as quatro habilidades (ler, escrever, falar e entender) através do exercício de repetição e dramatização de seus conteúdos, além de breve história da colonização italiana e sua cultura:

Material didático a ser utilizado.

Adaptar e utilizar o que for possível das aulas presenciais para aulas on-line a ser fornecido durante o curso à medida que necessitar: com Multimídia (notebook, projetor, tela de projeção, pen – drive, aparelho de som com CDs, ) Internet, livros de literatura, gramática, dicionários escritos em língua Talian e também alguns livros de história e cultura escritos em português. Reprodução de material em acordo com necessidade evolutiva. Temos que adaptar à nova tecnologia on-line

 EMENTA

A) Breve História da Imigração Italiana para o Brasil: motivos da emigração e imigração, tribulações na fixação às terras, formação da Língua Talian….

B) Cultura dos imigrantes italianos e seus descendentes estabelecidos no Sul do Brasil – procedentes da Serra  do Rio Grande do Sul – dentre saberes, fazeres, jogos, cultura alimentar, cantos, religiosidade…

C)  Língua Talian, que é Patrimônio Cultural Imaterial / Língua de Referência Cultural Brasileira.

> Faça sua inscrição

 

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 30/09/2019 | Edição: 189 | Seção: 1 | Página: 5

Órgão: Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura/Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura

PORTARIA Nº 573, DE 27 DE SETEMBRO DE 2019

O SECRETÁRIO DE FOMENTO E INCENTIVO À CULTURA, no uso de suas atribuições legais, que lhe confere a Portaria nº 1317, de 01 de julho de 2016 e o art. 4º da Portaria nº 120, de 30 de março de 2010, resolve:

Art. 1.º – Homologar os projetos culturais relacionados nos anexos desta portaria, que após terem atendido aos requisitos de admissibilidade estabelecidos pela Lei 8.313/91, Decreto 5.761/06 e a Instrução Normativa vigente, passam a fase de obtenção de doações e patrocínios.

Art. 2.º – Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JOSÉ PAULO SOARES MARTINS

ANEXO I

ÁREA: 5 PATRIMÔNIO CULTURAL (Artigo 18 , § 1º )

192592 – “Aulas de Língua e Cultura Taliana”

FEDERAÇÃO DE ENTIDADES ÍTALO-BRASILEIRAS DO MEIO OESTE E PLANALTO CATARINENSE

CNPJ/CPF: 01.890.503/0001-42

Processo: 01400007122201903

Cidade: Caçador – SC;

Valor Aprovado: R$ 119.757,00

Prazo de Captação: 30/09/2019 à 31/12/2019

Fonte: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-573-de-27-de-setembro-de-2019-218826551

 

FEIBEMO

CNPJ 01.890.503/0001-42 – www.feibemo.com.br

Rua Domingos Sorgatto, 166 – subsolo – Bairro Sorgatto – SC

 

Equipe técnica e de apoio do projeto

Coordenação: Mestre Aliduíno Zanella

Apoio: Ricardo de Moraes Barbosa, Naira Zanella, Nair Zanella, Kênia Zanella, Kemeli Sorgatto, Rafael Seidel.

> Faça sua inscrição

Veja Também

Comentários estão fechados.