O curso de Pedagogia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), recebeu esta semana o conceito final 4,22 “Muito Bom”, no Processo de Renovação de Reconhecimento do Curso, conforme relatório da Comissão de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina.
Iniciado na Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE), hoje UNIARP o curso de Pedagogia se consolida pela qualidade. Este ano, o curso completou 44 anos e conta com turmas em Caçador e em Fraiburgo. “A gestão atual da Universidade está trabalhando fortemente na melhoria da qualidade de ensino e este é um dos resultados já alcançados”, comenta o professor Paulo Cezar de Campos, vice-reitor Acadêmico e de Administração.
A história da educação superior na região está diretamente atrelada ao curso de Pedagogia. A então Faculdade de Pedagogia, Ciências e Letras de Caçador iniciou com a primeira turma em julho de 1972, um ano depois da criação da FEARPE, com 75 vagas para Letras e 75 vagas para Pedagogia. As aulas eram ministradas no Salão Nobre do antigo Colégio Nossa Senhora Aparecida, na esquina da Avenida 7 de Setembro com a rua Carlos Sperança.
O primeiro diretor foi Dom Orlando Dotti e os primeiros professores do curso foram: Mário Bandiera (Psicologia Geral), José Reovaldo Oltramari (Sociologia Geral), Dom Orlando Dotti (Estudos de Problemas Brasileiros), José Carlos Conte, mais conhecido como Tacho (Educação Física) e Guerino Bebber (Língua Portuguesa).
O Curso de Pedagogia, na época, tinha alunos regulares e no sistema de ensino concentrado, onde participaram alunos de Rio do Sul, Campos Novos, Curitibanos, Matos Costa, Arroio Trinta e de outras cidades do Estado. O ensino concentrado, consistia numa semana inteira de estudos, nos três períodos.
Em 1992, o Curso de Pedagogia foi implantado no Núcleo de Fraiburgo. Em 1999, 2002, 2003 e 2004 também foi ofertado no município de Santa Cecília e nos anos de 2002 a 2004, no município de Monte Carlo. O atual coordenador do curso de Pedagogia da UNIARP é o professor mestre Itamar Fávero.