Curso de Gestantes qualifica mais de 50 pessoas

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Unimed Caçador, a Rede Usifarma e o Programa EmagreSer Psicologia e Nutrição promoveram, no último sábado, 23, o “Curso de Gestantes: uma viagem de nove meses”.

O evento aconteceu no Auditório da Acic e reuniu cerca de 60 pessoas, entre pai, mãe e familiar.

A tarde iniciou com a palestra da médica pediatra Glaucia Lange Zaponi Pelizzaro, que falou sobre os cuidados com o recém-nascido, explicando sobre os procedimentos assim que o bebê nasce, como os testes obrigatórios. “Alguns testes como da orelhinha e do olhinho são feitos ainda na maternidade, antes da alta hospitalar, outros em postos de saúde”. Além disso, Dra. Glaucia falou sobre os cuidados com o cordão umbilical, banhos, posição de dormir, a importância e vantagens da amamentação, e vacinas disponíveis a todos os recém-nascidos. “O Brasil é um dos únicos países que dispõe à população essa quantidade e variedade de vacinas para a população. É um direito da criança e uma obrigação dos pais prevenir seus filhos contra doenças como sarampo, coqueluche, hepatite e tantas outras”, relatou.

O segundo momento foi conduzido pelo médico anestesista Helder Romeiro Xavier que falou sobre os tipos de anestesia mais comuns para parto, sendo a peridural e a raquidiana, em que a mãe só fica insensível à dor do peito para baixo, permanecendo consciente durante todo o processo — seja cesariana ou parto vaginal. O médico também salientou a importância da presença e apoio do pai não só no momento do parto, mas também nos próximos meses, quando deve se incluir na rotina com o novo membro da família, auxiliando a mulher integralmente.

Referente à alimentação, a nutricionista Karine Venâncio de Campos alertou as gestantes que o momento não é de dieta e sim de uma alimentação equilibrada e nutritiva. “É importante buscar alternativas ao pensar em consumir alguns alimentos. Ao invés de batata frita, por exemplo, é possível fazer preparar batata doce assada como chips. Os alimentos que contém farinha de trigo podem ser substituídos ou preparados com farinha integral ou farinha de arroz, que é mais saudável, entre tantas outras substituições possíveis”, orientou a nutricionista, que também está gestante.

O Curso de Gestantes encerrou com a palestra “Anatomia e Fecundação”, ministrada pela obstetra Daniela Kist Busnardo. A médica explicou passo a passo da evolução do bebê durante os nove meses, além de falar sobre as mudanças do corpo da mulher neste período e a importância da amamentação.

Ao final as participantes participaram de um sorteio de brindes, gentilmente cedidos pelas empresas A Bruxinha, Faby Baby Magazine, Allure Malwee Kids e Flavia Pires Photography.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp