Notícias de Caçador e Região

Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP em Buenos Aires

De 08 a 15 de outubro, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP participaram de uma viagem de estudos a Buenos Aires – Argentina, acompanhados dos professores Ana Lúcia C. Wandscheer, Cláudia Maté, Fernanda Seleme, Marcelo Wandscheer e Waleska Cararo.

A viagem de estudos, atividade que ocorre anualmente no curso, teve como objetivo proporcionar aos estudantes o contato com o conteúdo estudado nas disciplinas de História das Artes e Arquitetura e Teoria da Arquitetura e das Cidades, e também contribuir para a ampliação do repertório para as disciplinas de projeto arquitetônico, urbano e paisagístico.

Os cinco dias em Buenos Aires foram de extensa programação. No primeiro dia os alunos visitaram a Usina das Artes, onde puderam participar da XVI Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires – um dos maiores eventos de arquitetura da América Latina. Na sequência conheceram o Caminito – no Bairro de La Boca, Palácio Barolo, Casa Rosada, Praça de Maio, Banco de Londres (projeto do Arq. Argentino Clorindo Testa) e Congresso Nacional Argentino.

O segundo dia iniciou com a visita à Casa Curutchet – projeto do Arq. Le Corbusier em La Plata – e à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – UNLP. Os alunos ainda visitaram o Parque Micaela Bastidas e a Ponte da Mulher – projeto do Arq. Espanhol Santiago Calatrava, em Puerto Madero.

O terceiro dia começou na Praça das Nações Unidas, conhecendo a Floralis Generica (projeto do Arq. Argentino Eduardo Catalano), a Biblioteca Nacional Mariano Moreno e o Centro Cultural Recoleta (projetos do Arq. Argentino Clorindo Testa), Cemitério da Recoleta e Livraria Ateneo Grand Splendid.

O quarto dia foi de visitação ao Planetário Galileo Galilei, Parque da Memória, Jardim Japonês do Bairro Palermo, Teatro Colón e o Centro Cultural Kirchner. No quinto e último dia no país vizinho, os alunos realizaram um passeio de barco pelo Delta do Tigre –  um grande conjunto de ilhas, uma reserva natural da floresta e da fauna nacional.

No retorno ao Brasil os acadêmicos ainda visitaram o sítio histórico de São Miguel Arcanjo, das Missões no Rio Grande do Sul, declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Veja Também

Comentários estão fechados.