Notícias de Caçador e Região

Curso de Agronomia da UNIARP realiza visita técnica em empresas do setor vitivinícola

Dia 03 de junho, acadêmicos da 9ª fase do curso de Agronomia da UNIARP participaram de viagem técnica pela disciplina de vitivinicultura, acompanhados pelo professor doutorando Jean Carlos Bettoni.

O grupo conheceu os atuais trabalhos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos com a cultura da videira pela EPAGRI, Estação Experimental de Videira/SC. Na ocasião foram recepcionados pelos pesquisadores Dr. Alexandre Carlos Menezes Netto e pela Dra. Cristiane de Lima Wesp.

Os pesquisadores destacaram os trabalhos que vem sendo desenvolvidos para o controle do declínio e morte da videira, bem como a inserção de novos materiais de uva de mesa que são promissores para a região do Vale do Rio do Peixe. Segundo eles, entre os fatores que determinam o sucesso e a longevidade de pomares está a qualidade do material propagativo, baseado nesse princípio os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar as atividades desenvolvidas em um viveiro legalizado para a produção de mudas de videira.

A visita foi no Viveiro Renato Viecelli, que é referência na produção de mudas de videira no estado. O viveiro está localizado no interior do município de Videira. Viecelli destacou a importância do planejamento em todas as etapas do viveiro, sendo fundamental a oferta de materiais propagativos de cultivares de videira com qualidade fitossanitária e genética comprovada para os viticultores.

No período da tarde, os acadêmicos foram visitar a Vinícola da Serra, localizada no município Pinheiro Preto, que é considerado a Capital Catarinense do Vinho. Na visita tiveram noções de processamento da uva e vinificação. Foram recepcionados pelos proprietários, onde enfatizaram a tradição do cultivo da uva e da elaboração de vinhos na família, que vem passando de geração para geração.

O professor responsável pela disciplina, Jean Carlos Bettoni, que é especialista na área, destaca a importância de atividades como essa, para a formação de qualidade dos futuros Engenheiros Agrônomos. “Além da ótima recepção e explicação técnica em todas as visitações, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade profissional, junto a profissionais e/ou empresas que se destacam nos setores que atuam, sendo primordial para o crescimento pessoal e profissional”, destaca.

Veja Também

Comentários estão fechados.