Dia 03 de junho, acadêmicos da 9ª fase do curso de Agronomia da UNIARP participaram de viagem técnica pela disciplina de vitivinicultura, acompanhados pelo professor doutorando Jean Carlos Bettoni.
O grupo conheceu os atuais trabalhos de pesquisa que vem sendo desenvolvidos com a cultura da videira pela EPAGRI, Estação Experimental de Videira/SC. Na ocasião foram recepcionados pelos pesquisadores Dr. Alexandre Carlos Menezes Netto e pela Dra. Cristiane de Lima Wesp.
Os pesquisadores destacaram os trabalhos que vem sendo desenvolvidos para o controle do declínio e morte da videira, bem como a inserção de novos materiais de uva de mesa que são promissores para a região do Vale do Rio do Peixe. Segundo eles, entre os fatores que determinam o sucesso e a longevidade de pomares está a qualidade do material propagativo, baseado nesse princípio os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar as atividades desenvolvidas em um viveiro legalizado para a produção de mudas de videira.
A visita foi no Viveiro Renato Viecelli, que é referência na produção de mudas de videira no estado. O viveiro está localizado no interior do município de Videira. Viecelli destacou a importância do planejamento em todas as etapas do viveiro, sendo fundamental a oferta de materiais propagativos de cultivares de videira com qualidade fitossanitária e genética comprovada para os viticultores.
No período da tarde, os acadêmicos foram visitar a Vinícola da Serra, localizada no município Pinheiro Preto, que é considerado a Capital Catarinense do Vinho. Na visita tiveram noções de processamento da uva e vinificação. Foram recepcionados pelos proprietários, onde enfatizaram a tradição do cultivo da uva e da elaboração de vinhos na família, que vem passando de geração para geração.
O professor responsável pela disciplina, Jean Carlos Bettoni, que é especialista na área, destaca a importância de atividades como essa, para a formação de qualidade dos futuros Engenheiros Agrônomos. “Além da ótima recepção e explicação técnica em todas as visitações, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a realidade profissional, junto a profissionais e/ou empresas que se destacam nos setores que atuam, sendo primordial para o crescimento pessoal e profissional”, destaca.