Notícias de Caçador e Região

Curso da UNIARP entrega planos de calagem e adubação para produtor rural

O produtor Giovanni Moraes de Lebon Régis-SC, recebeu dos acadêmicos do curso de Agronomia da UNIARP sete planos de adubação e calagem para as culturas de cebola, milho, soja e gramíneas de estação fria (aveia para pastoreio). O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Fertilidade do Solo e Fertilizantes, ministrada pelo professor Dr. Leandro Hahn.

planos3-large

O trabalho iniciou com a coleta do solo nas sete áreas, posterior envio das amostras para análise em laboratório e, com o recebimento dos laudos, a elaboração de uma recomendação de calagem e adubação para uma sequência de dois cultivos. No dia 03 de dezembro as recomendações foram apresentadas e discutidas com o produtor rural que tirou dúvidas e questionou os estudantes sobre as recomendações apresentadas.

planos2-large

Giovanni Moraes considera que este tipo de atividade prática coloca à prova os conhecimentos teóricos adquiridos pelos estudantes. O produtor também acredita que em alguns cultivos poderá obter maiores rendimentos, com menores custos, a partir das recomendações disponibilizadas pelos acadêmicos. “Cada vez mais o produtor rural precisa ser eficiente em sua produção, obtendo o máximo de rendimento por área, seja de bulbos de cebola, grãos de milho e soja ou kg de carne”, enfatiza Giovanni.

planos-large

Na ocasião, os acadêmicos puderam conhecer o sistema de plantio direto de cebola, utilizando a aveia como cultura antecessora. A semeadura é realizada sem o revolvimento do solo. “O produtor é um grande exemplo para a região, pois obtêm altos rendimentos de cebola com a preservação do solo”, explica prof. Leandro, que em nome do curso de Agronomia agradece ao produtor Giovanni pela disponibilidade das áreas para a realização das aulas práticas e pela troca de informações e conhecimentos com os acadêmicos do curso.

planos11-large

trevo-todas-materias

wpp

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.