Search
Close this search box.

Crianças podem assistir? Entenda a classificação indicativa do filme “Barbie”

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Na última quinta-feira (20), chegou aos cinemas de todo o mundo um dos filmes mais aguardados de 2023: Barbie. Dirigido por Greta Gerwig (Frances Ha), a obra é centrada na boneca mais famosa da história, criada em 1959, pela Mattel, e traz em seu elenco principal nomes como Margot Robbie, Ryan Gosling, Issa Rae, Kate McKinnon, Dua Lipa, Will Ferrell, Michael Cera e Simu Liu.

Contudo, o lançamento de Barbie nas telonas têm gerado um grande questionamento entre algumas pessoas, especialmente entre pais de crianças: o filme pode ser assistido pelos menores? Qual é classificação indicativa de Barbie, afinal? Abaixo, vejas as respostas para essas perguntas e descubra qual é a trama de Barbie!

Barbie: classificação indicativa para crianças ou não?

De forma direta, não, Barbie não é um filme para crianças. A classificação indicativa do longa-metragem no Brasil é de 12 anos, diferente dos Estados Unidos, onde a faixa etária para conferir a projeção é de 13 anos.

De acordo com o Ministério da Justiça, órgão responsável por atribuir classificações indicativas para filmes em território nacional, Barbie possui os seguintes atributos: violência, linguagem imprópria e temas sensíveis. Por isso, não pode ser assistido por crianças menores do que 12 anos.

Os parâmetros seguidos pelo Ministério da Justiça são os seguintes, levando em conta vários temas e características que podem, ou não, ser mostrados para diferentes faixas etárias:

  • Violência fantasiosa (livre) média
  • Angústia (10 anos) média
  • Consumo de droga lícita (12 anos) média, com atenuação por “simulação”

Segundo relatório oficial sobre o filme Barbie, a produção trouxe elementos que, simplesmente, não poderiam ser exibidos para crianças menores. “As tendências presentes nos eixos de violências de sexo e nudez, tais como o assédio sexual, o apelo sexual, a linguagem de conteúdo sexual e o estigma ou preconceito, sopesados os atenuantes verificados, foram as tendências definidoras para a classificação da obra”, diz o documento (via Valor).

Lembrando também que, apesar de Barbie ser baseado nos brinquedos da Mattel, o filme tem um teor um pouco mais adulto. A história leva Barbie (Robbie) e Ken (Gosling) para o “mundo real”, fora da Barbielândia, onde eles se deparam com vários comportamentos, desafios e problemas que, certamente, não existem no universo fantasioso e inocente da boneca. Ou seja, a obra não apresenta muitas temáticas infantis, como nos filmes animados da Barbie, por exemplo.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp