Uma criança de 2 anos, vítima de afogamento, foi salva por policiais militares em Blumenau, no Vale do Itajaí. De acordo com a Polícia Militar, a viatura estava próxima ao local do ocorrido e auxiliou no atendimento, nesta terça-feira (23).
Os policiais faziam uma ronda na região, quando começaram a acompanhar a ocorrência de afogamento repassada ao Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Conforme o relato dos policiais militares, o afogamento aconteceu no lago de uma propriedade particular.
Já no local, os policiais encontraram o pai e a criança de aproximadamente dois anos. Ela estava com sinais mínimos de respiração e, aparentemente, teria ingerido muita água. Foi o próprio pai que iniciou o procedimento de reanimação cardiorrespiratória, mas sem sucesso.
Foi então que os policiais iniciaram o atendimento, desobstruíram as vias aéreas e colocaram a criança em posição lateral, o que fez com que a vítima expelisse grande volume de líquido (saliva, sangue e água) e, consequentemente, tivesse uma leve evolução no quadro respiratório.
Cientes de que o estado ainda era grave, a Polícia Militar decidiu realizar o transporte da vítima até o encontro do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência.
Criança foi levada ao hospital
Durante o deslocamento, a criança continuava expelir líquido e respirando com dificuldade. A viatura do Samu foi localizada, e de pronto, iniciou os procedimentos.
Durante o pré-atendimento, a criança apresentou uma convulsão, o que exigiu o atendimento médico ainda no local. Após o atendimento e reanimação, ela foi encaminhada ao Hospital Santo Antônio, respondendo aos estímulos verbais. O pai acompanhou a filha no deslocamento.
A reportagem do ND Mais procurou o pai da criança, que afirmou que a filha está bem e já foi liberada do hospital.
Com informações ND Mais