Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) Norte e Martello retornaram as atividades com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com uma atividade diferenciada.
Em parceria com voluntários, os participantes fizeram uma caminhada no terreno do antigo mosteiro, onde puderam praticar tirolesa sobre o rio Caçador.
Os grupos puderam aprender sobre cooperação e trabalho em equipe, através de dinâmicas e jogos recreativos, além de vivenciar uma experiência coletiva em contato com a natureza. Para a maioria dos participantes foi o primeiro contato com esse tipo de atividade.
“Quem diria que aos 70 anos, nós pudéssemos fazer uma coisa desse tipo? Vale muito a pena!”, relatou a participante do grupo de idosos, Maria Schimdt da Silva, 71 anos.
Para a equipe, as atividades externas complementam as orientações que são passadas nos encontros do CRAS, a busca pela independência, enfrentar os desafios diários e trabalhar e viver em comunidade são algumas das reflexões realizadas nos encontros do SCFV.
O Cras Martello atende os territórios do bairro Martello, Morada do Sol, Vila Santa Terezinha e Multirão. O Cras Norte atende Vila Kurtz, Vila Santa Catarina, Nossa Senhora Salete, Gioppo, Bello, Rancho Fundo e São Cristovão.
Quem deseja conhecer ou participar dos serviços deve procurar ir até um dos endereços: Cras Martello: Rua Alberto Zanatta, 210 ou Cras Norte: Rua Jurandir Oliveira Euriques, 153. Loteamento Nossa Senhora Salete.
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O SCFV é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias e realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.