CPI
Mais uma trapalhada da Prefeitura poderá gerar uma CPI contra o prefeito Beto Comazzetto. De acordo com as Fontes do Além, inclusive, as assinaturas de 5 vereadores, necessárias para a abertura da Comissão, já estariam garantidas e o processo pode iniciar na próxima segunda-feira, 11.
Tudo isso porque, mais uma vez, algum iluminado da Prefeitura brincou com os prazos regimentais e não respondeu a requerimentos da Câmara. Os requerimentos, que foram assinados pela vereadora Cleony Figur, solicitavam informações a respeito das ruas onde está e onde será feito o asfalto através do sistema caução, quando os moradores pagam parte dos custos e a Prefeitura arca com o restante.
O problema é que a resposta aos requerimentos foi dada pela metade. Faltaram exatamente os extratos bancárias para informar quanto foi pago pelos moradores. Isso porque cada rua tem uma conta aberta pela Prefeitura e o valor é depositado ali.
O prazo venceu na segunda-feira, dia 4 de julho. Cleo ainda foi paciente e disse que aguardaria até terça. Como não apareceu nada de resposta, a CPI deve ser aberta na próxima semana.
Isso implica em um desgaste enorme para o prefeito Beto Comazzetto, que até agora é o pré-candidato à reeleição pelo PMDB.
Mas, o pior é que essa é apenas uma parte das trapalhadas que foram feitas pela Prefeitura nos últimos dias. Tem mais coisa, que volto a falar na próxima coluna.
CPI 1
Uma CPI não significa a cassação do mandato do prefeito. Pelo contrário, o ex-prefeito Saulo Sperotto enfrentou 4 CPIs no seu primeiro mandato e não foi cassado por causa delas.
Agora, em se tratando de período eleitoral, uma CPI vai dar um enorme desgaste para Beto. Detalhe: coisa que não precisava, se não fosse algum iluminado ter, mais uma vez, subestimado a Câmara Municipal, que é um poder constituído e tem, entre outras funções, a de fiscalizar os atos da Prefeitura.
CPI 2
A pergunta é: por que não foram encaminhados os extratos de todas as ruas?
Macieira
PSD de Maciera já tem dois pré-candidatos a vereadores confirmados: Robson Karpinski Abraão (Robinho), empresário local e que exercia o cargo de Diretor de Expediente da Câmara Municipal, e se afastou para concorrer nas eleições de outubro.
Além dele, Lidio Campagnin, que na atual legislatura era Secretario da Agricultura. Se afastou com 6 meses de antecedência para concorrer a uma vaga.
Aliás, a ideia do partido é fazer mais do que as 4 atuais cadeiras na Câmara e por isso, pretende trabalhar forte na campanha deste ano.
Macieira 1
O PSD também contará com candidato ao Executivo e a ideia é que seja homologada uma candidatura única no município. Segundo as gloriosas Fontes do Além, o nome do atual presidente da Câmara, Pedro Sergio dos Santos, já é consenso de 4 dos 5 partidos de Macieira. Os membros do partido indeciso pediram apenas um “tempo para pensar”.