Ícone do site Notícia Hoje

Covid: Nova remessa de doses para vacinar idosos chega em SC

Novas doses de vacina CoronaVac contra o coronavírus chegaram a Santa Catarina na tarde deste domingo (7). De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), são 85 mil unidades que serão usadas para vacinar idosos acima de 90 anos.

O avião com a remessa de vacinas produzida pelo Instituto Butantan chegou ao estado pelo Floripa Airpot, pousando por volta das 14h35 em Florianópolis. As polícias Federal e Militar fizeram a escolta das oito caixas com os imunizantes.

Publicidade

As vacinas ficarão na Central Estadual de Rede de Frio da Dive-SC, em São José, na Grande Florianópolis, e a partir de segunda-feira (8) começam a ser transportadas 17 regionais de saúde. Desde o início da vacinação, foram recebidos três lotes da Butantan/CoronaVac e um da Oxford/Astrazeneca.

Até o momento, Santa Catarina vacinou 89.162 mil pessoas. Dessas, 78.056 (87%) são trabalhadores da saúde, 6.992 pessoas idosas institucionalizadas, 286 doses foram aplicadas em pessoas com deficiência institucionalizadas e 3.828 na população indígena.

O próximo público-alvo a ser publicado é o de idosos não institucionalizados com mais de 90 anos. A data exata do início da vacinação para eles não foi detalhado, mas a remessa deste domingo é voltado para essas pessoas.

Depois será destinada para pessoas de 85 e 89 anos; 80 e 84 anos e, por fim, 75 a 79 anos, totalizando 287.632 pessoas, conforme o governo estadual. Outras faixas etárias devem ser imunizadas, conforme a chegada de mais doses. Não há prazo para vacinação de toda população catarinense.

A vacinação contra a Covid-19 começou em 18 de janeiro em Santa Catarina com a aplicação simbólica em São José, na Grande Florianópolis, da primeira dose em três pessoas do grupo prioritário. A partir do dia seguinte, outros municípios iniciaram a vacinação. Mas não há data prevista para que toda população seja imunizada.

Sair da versão mobile