Covid-19 matou mais que infarto e AVC em Santa Catarina

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Covid-19 colocou ponto final na vida de 3.870 pessoas em Santa Catarina. O número é maior que o de vítimas de AVC e infarto no Estado, no mesmo período: 3.110 e 3.078, respectivamente.

A doença causada pelo novo coronavírus provocou ainda mais mortes que a insuficiência respiratória (2.335), septicemia (3.852) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (102).
Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil, que gera estatísticas por meio de DO (Declarações de Óbito). Foram relacionadas mortes do período de 1º de janeiro até às 15h desta sexta-feira (4).

O número de mortes pela Covid-19 é menor do que o divulgado pela SES (Secretaria de Estado da Saúde), que soma 3.898 vítimas. Essa diferença pode ser justificada pelo prazo de mais dez dias até que um óbito seja formalmente notificado no Registro Civil.

Apenas a pneumonia provocou mais mortes do que a Covid-19. Ocorreram 4.348 no período. O número, contudo, ainda é inferior ao registrado no último ano quando 5.835 pessoas morreram por essa causa.

O alerta sobre as mortes já tinha sido feito pela professora do departamento de Saúde Pública da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Eleonora D’Orsi.

“Ela [Covid-19] já matou em 2020 mais pessoas do que o infarto — que sempre foi a primeira causa. Em 2019, foram 2.600 óbitos por infarto e em 2020, a gente não chegou no final do ano, e já temos mais de 3.800 por coronavírus no Estado de Santa Catarina”, disse.

Covid é principal causa entre os mais velhos
Entre os mais velhos, a Covid-19 se consolidou como a principal causa de morte. Isso entre os homens nas faixas etárias de 60-69 anos, 70-79 e 80-89. A diferença é de quase 100 mortes para a segunda principal causa nas idades citadas.

O mesmo é verificado entre as mulheres das mesmas faixas etárias. No grupo de 60-69 anos foram notificadas 309 pela doença, contra 226 por pneumonia e 233 por infarto. O AVC provocou 193 óbitos.

Como funciona o Portal?
O Portal da Transparência do Registro Civil avalia todas as causas naturais de morte declaradas na DO. A classificação considera morte por Covid-19 quando há menção ao Coronavírus e Novo Coronavírus na declaração.

A ação é uma iniciativa dos Cartórios de Registro Civil do Brasil para atender uma portaria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). A decisão colocou a Covid-19 como tema do Observatório Nacional sobre Questões Ambientais, Econômicas e Sociais de Alta Complexidade e Grande Impacto e Repercussão.

Causa sem especificação relacionadas a doenças cardiovasculares são classificadas como “inespecíficas”. Quando não há referência ao porquê da morte, ela foi denominada de indeterminada.

Quando o que está na DO não se enquadra nas categorias citadas, a morte entra como “outras causas”.

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp