Ícone do site Notícia Hoje

Correios em SC decidem sobre chance de greve

greve dos correios

Mesmo com mobilizações em quatro estados, os Correios não pretendem fazer greve na semana da Black Friday em Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo Sintect-SC (Sindicato dos Trabalhadores na Empresa e Telégrafos e Similares) na quarta-feira (22).

O sindicato do setor em Tocantins já aprovou a paralisação por tempo indeterminado a partir da véspera da Black Friday. No Maranhão e nas cidades de São Paulo e Bauru (SP) a assembleia está convocada para esta quinta-feira (23).

Procurados, os Correios não puderam comentar o assunto de imediato.

Apesar da mobilização, o sindicato do setor em Santa Catarina admite que são poucos os trabalhadores que irão aderir à greve pelo país.

“Nós não iremos aderir a greve. São quatro de 36 sindicatos que querem fazer, não é um movimento nacional”, afirmou o sindicato.

Entenda o motivo da greve dos Correios

A movimentação ocorre em resposta ao que a Findect (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores  e Trabalhadoras dos Correios) chamou de recusa dos Correios em resolver questões relacionadas à assinatura de acordo coletivo.

A Findect afirmou que representa “40% do efetivo nacional” dos Correios e “60% do fluxo postal do país”. Atualmente, há 36 sindicatos de trabalhadores do setor no Brasil.

“Um ponto crucial é a não incorporação de R$ 250 ao salário base, uma afronta direta aos trabalhadores e que contradiz o que foi negociado na mesa de negociação coletiva”, afirmou a entidade em comunicado à imprensa.

A entidade também disse que a iminente tributação sobre uma bonificação combinada em janeiro entre empresa e sindicatos, de R$ 1.500, “representa um sério risco de redução substancial desses valores, agravando os prejuízos para os trabalhadores”.

Leia mais: Mercadoria dos Correios pega fogo dentro de caminhão

correios

 

Sair da versão mobile