O governo de Santa Catarina autorizou a reabertura de parques e zoológicos e as atividades em praças e locais de entretenimento, após quase três meses. A medida faz parte das flexibilizações da quarentena imposta por causa da pandemia do novo coronavírus. Ainda estão proibidos aglomerações, shows e eventos em geral. Nesta semana, o transporte coletivo voltou a circular em diversas cidades.
A Portaria 391 de 5 de junho de 2020 da Secretaria de Estado da Saúde foi publicada no Diário Oficial do Estado com as regras para o funcionamento desses locais e já está em vigor. A fiscalização ficará por conta da Vigilância Sanitária e da Segurança Pública. O estado tem mais 11,7 mil pessoas diagnosticadas com Covid-19, incluindo 177 mortes.
Para receber o público novamente, os parques e zoológicos do estado terão que se adequar a normas para evitar a disseminação do vírus, como:
- uso obrigatório de máscaras;
- higienização das máquinas para pagamento com cartão;
- distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas em todos os locais;
- disponibilização de álcool em gel 70%;
- verificação da temperatura corporal dos usuários;
- priorizar o afastamento de colaboradores dos grupos de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos,
- gestantes e portadores de doenças crônicas;
- intensificar a desinfecção de refeitórios, lanchonetes, restaurantes, vestiários, brinquedos, aparelhos e demais ambientes com álcool 70% ou outras preparações com efeito similar;
- priorizar a ventilação natural nos ambientes (caixas, recepções, depósitos, áreas de processamentos e administrativas, refeitórios, vestiários, salas de descanso, entre outros);
- adequar a lotação de bondinhos e teleféricos de forma a garantir a distância mínima de 1,5 metros (um metro e meio) de raio entre as pessoas.
-
Reabertura
O parque Beto Carrero World, em Penha, no Litoral Norte, um dos mais procurados no estado, vai reabrir na quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi. No primeiro dia, poderão entrar apenas os familiares dos colaboradores, passaportes anuais e convidados. A partir do dia 12, o público em geral estará liberado. Criticado por divulgar vídeo no qual diz que respeita quem quer sair de casa em meio à pandemia e que o ‘maior vírus é o medo’, o espaço vai funcionar com capacidade reduzida em 50%.
Outro empreendimento que se prepara para reabrir é o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. A data será definida nesta semana, mas o local disse que já adotou medidas de prevenção, incluindo uma cabine de ozônio pela qual colaboradores e visitantes terão que passar na entrada. Durante a quarentena, seis pinguins-de-magalhães do aquário foram liberados para fazer um passeio pelas dependências do local.
Com informações G1 SC