Casan
O contrato da gestão compartilhada entre a Casan e a Prefeitura de Caçador será prorrogado por 6 meses. A proposta deve ser assinada ainda nesta semana pelo prefeito Beto Comazzetto e representantes da empresa estatal.
A ideia é que, neste período, sejam feitas audiências públicas e reuniões para que a comunidade possa opinar quanto ao futuro da água em Caçador, já que o contrato com a Casan venceu no dia 31 de dezembro.
Casan 1
O detalhe principal é que a Casan está prometendo, prometendo, prometendo… e os investimentos não aconteceram. Tubulação deteriorada, buracos em cima de buracos nas ruas para corrigir as falhas, bombas de captação de água ultrapassadas há anos e uma perda de mais de 40% de água, depois de tratada.
Casan 2
Era para serem investidos em água e saneamento em Caçador, até dezembro de 2013, R$ 63 milhões. A nova promessa ficou em R$ 27 milhões, menos da metade. Depois, aumentou-se um pouco a proposta, mas nunca mais se chegou ao valor inicial. Como manter uma empresa destas gerindo a água e o saneamento em Caçador?
Casan 3
E as faltas de águas constantes? Bairros que ficam sem água por quase uma semana e a desculpa é sempre a mesma.
Casan 4
Se a comunidade e a Câmara Municipal apoiarem, a Prefeitura deve abrir uma licitação para contratação de empresa para gerir o sistema de água e saneamento. Até a Casan pode concorrer, se quiser, mas a ideia do prefeito Beto é que os serviços sejam melhorados e os investimentos aconteçam e não fiquem apenas na promessa.
Asfalto
A Prefeitura deverá realizar, neste início de ano, asfaltamentos e reparos em várias ruas de Caçador. Os trabalhos ainda não foram iniciados por causa da usina de Araucária, no Paraná, que pegou fogo e ainda não teve o funcionamento restabelecido totalmente. Entretanto, uma nova alternativa já está sendo estudada pela Prefeitura para suprir a necessidade da comunidade.
Secretária de Saúde
Regiane Serafini está de volta à Secretaria Municipal de Saúde. Ela assumiu o cargo no início de janeiro. Fontes do Além apenas fizeram questão de ressaltar: “apenas ela assumiu o cargo, diferente do que havia acontecido no passado”.
Enquanto ela estava de licença maternidade, Luzia Michelina ficou no cargo e desempenhou a função com muita responsabilidade, principalmente em questões pontuais, como problemas que envolveram o Pronto Atendimento e na nova fase do Maicé.
IPPUC
A arquiteta Taelys Olsen é a nova presidente do IPPUC. Ela assume o lugar de Dilson Thomé, que deixou o cargo em dezembro.
A mudança acontece em um momento bastante importante para a administração de Beto Comazzetto, principalmente na questão de projetos para liberação de grana no Governo Federal.
Deputado federal caçadorense
Pouca gente sabe, mas Caçador tem um deputado federal. Na verdade, ele é deputado no Rio Grande do Sul, mas nasceu e cresceu nas terras do Alto Vale do Rio do Peixe.
Luiz Carlos Busato (PTB) foi eleito, no último pleito, com mais de 80 mil votos. Arquiteto, ele cursou o ensino superior já no Rio Grande do Sul.
Veja o perfil do caçadorense no Facebook.
Estacionamento rotativo
E mais uma vez começa a polêmica do estacionamento rotativo. Depois de algumas reclamações de leitores do Portal Notícia Hoje, resolvi dar uma volta pela Barão do Rio Branco para analisar a situação.
Por volta das 16h, havia apenas um agente da ACADEF em toda a parte alta da avenida para atender centenas de veículos que estacionaram ali.
No ano passado, fizemos uma matéria onde responsáveis pela ACADEF garantiram que iriam cumprir o contrato e colocar mais agentes. Isso não aconteceu.
O contrato da ACADEF com a Prefeitura termina em março.
Feliz Ano Novo
Desejo aos leitores desta coluna um feliz 2014, de muito sucesso, conquistas e informações interessantes e desinteressantes também.
Um grande abraço a todos!