Notícias de Caçador e Região

Construção do Plano Municipal da Saúde é tema da 8ª Conferência de Saúde

A 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada na quarta-feira, 19, contou com a presença da população em geral e diversos profissionais da área. Foi avaliada a situação atual da saúde e a partir disso, elaboradas as propostas para a construção do Plano Municipal da Saúde para o próximo quadriênio.

A primeira parte do evento contou com a palestra do conselheiro estadual de saúde e fisioterapeuta, Milton Fernandes. “Colocamos em pauta as perspectivas da SUS, frente às decisões politicas que tendem a diminuir os recursos repassados pelo Governo Federal quanto Estadual sobrecarregando o município e a partir disso adequar as ações e decisões para o Plano Municipal”, comentou.

Milton destacou ainda sobre a importância da presença da população usuária do Sistema Único de Saúde. “Tivemos discussões de qualidade, mas senti falta de mais participação dos usuários do SUS. São eles os beneficiados e ao mesmo tempo os maiores prejudicados na questão de saúde e muitas vezes isso é por conta da não-participação no controle social. Sempre temos aqueles que querem acabar com o SUS e o nosso papel aqui é de defesa.”, concluiu.

Para o dentista e um dos organizadores da Conferencia, Regis Fabiano Oliveira, o evento foi muito produtivo. “Os presentes puderam esclarecer diversas dúvidas a respeito da gestão de saúde. Os grupos participaram, questionaram e modificaram algumas propostas que foram trazidas. Apresentamos para todos as propostas que foram aprovadas e agora é colocarmos, no decorrer dos próximos anos, efetivamente o Plano Municipal de Saúde em funcionamento”, concluiu.

Veja Também

Comentários estão fechados.