Search
Close this search box.

Conselho de Educação aprova curso de Medicina na Uniarp

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O Conselho Estadual de Educação aprovou a instalação do curso de Medicina na Uniarp, de Caçador. O parecer foi emitido nesta terça-feira, 12.

Ao todo, serão oferecidas 80 vagas anuais e o curso será em regime integral diurno, com duração de seis anos (12 semestres). Serão dois anos compondo o primeiro ciclo de aprendizagem (integrando conhecimentos básicos aos aplicados e aos cenários de práticas relevantes, dando ênfase aos conhecimentos básicos), dois anos no segundo ciclo de aprendizagem (ênfase nos conhecimentos aplicados), e dois anos no terceiro ciclo de aprendizagem na modalidade Internato Médico.

Uma necessidade evidente

O Estado de Santa Catarina possui 13.738 médicos registrados para uma população de 6.634 habitantes dando uma razão de 2,07 médicos por 1.000 habitante. Um total de 29% dos médicos do Estado concentra-se na capital. Em Caçador existem 96 médicos ativos e regulares registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) para uma população estimada de 77.323 habitantes (IBGE), numa razão de 1,24 médicos por mil habitantes, bem abaixo da meta desejada.

Na região, são 296 médicos distribuídos nos municípios de Caçador (96), Porto União (93), Santa Cecília (10) e Videira (97) para uma população estimada de 181.297 habitantes, numa razão de 1,63 médicos por mil habitantes, mantendo também índice bem abaixo da meta de 2,7 médicos/1000 habitantes.

O curso de Medicina envolve a parceria da UNIARP por meio de convênios com municípios da microrregião de entorno à Caçador: Porto União, Santa Cecília, Videira, Caçador, Fraiburgo e Lebon Régis.

A UNIARP já assinou contratos para realização de estágios em cenários de prática de quatro hospitais, envolvendo um total de 411 leitos do SUS.

Metodologias ativas

O curso de Medicina da UNIARP detém um projeto pedagógico inovador e comprometido com a integralidade do cuidado e avanço das condições locais de saúde, visando contribuir efetivamente para a melhoria das condições de vida e saúde da população caçadorense. O curso será pioneiro no uso das chamadas Metodologias Ativas.

Esse método de aprendizado permite ao acadêmico ir além da sala de aula. Ele entra em contato com a comunidade já nas primeiras fases do curso, o que possibilita que seja um médico mais preparado para as adversidades do cotidiano local e regional.

Os professores, em sala de aula, apresentarão casos para os alunos, de acordo com o conteúdo estudado, para que juntos, encontrem uma solução para o problema. Cada módulo, vai abordar uma parte do corpo humano, grupo de doenças, características de cada faixa etária, que serão reestudados no decorrer do curso.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp