Todo mundo já deve ter ouvido falar em algum momento que “agora não é o momento do morango” ou “a uva está mais barata porque é da estação”. Essas frases não são em vão. Cada alimento tem o momento certo para que seja colhido, por causa das condições do solo e da temperatura.
Mesmo assim, os agricultores utilizam algumas técnicas para que não falta nada na mesa, em alguma época. Ou seja, todos os alimentos podem ser encontrados todos os meses, mas a qualidade não é sempre a mesma.
Quando as frutas e legumes são os da estação, eles possuem muito menos agrotóxicos e, por isso, são muito mais saudáveis. Entenda melhor as vantagens de consumir no período certo!
Por que as frutas e legumes da estação são melhores?
As frutas e legumes compradas no momento certo são melhores por várias razões. A principal delas se refere à saúde. Como elas se desenvolveram no tempo adequado, significa que absorveram melhor os nutrientes do solo. Sem contar que não precisaram de tanto agrotóxico para que amadurecessem para o consumo.
Outro aspecto importante é o próprio sabor. Os alimentos mais naturais tendem a ser mais gostosos e com uma textura melhor. Por isso, é interessante aproveitá-los na dieta.
Além disso, como a disponibilidade é maior, esses produtos tendem a ter um custo bem mais baixo. A banana prata, por exemplo, no Supermercado Dia custa R$ 2,99 o kilo. Porém, nos meses de janeiro e fevereiro o custo pode ser maior por causa da safra.
Quais são as frutas e legumes de cada estação?
Saiba quais são os principais alimentos de cada estação, de acordo com o Centro de Vida e Saúde (Cevisa):
- inverno: abóbora, batata doce, brócolis, couve-flor, mandioca, mandioquinha, couve, espinafre, banana, laranja, morango, pêra, melão e mamão;
- primavera: abóbora, berinjela, cenoura, vagem, abobrinha, chuchu, nabo, alface, banana, pêssego, morango e laranja;
- verão: abóbora, batata doce, cenoura, chuchu, milho verde, pimentão, rabanete, abacaxi, ameixa, abacate, figo, goiaba, maçã, manga, melancia, melão e uva;
- outono: abobrinha, inhame, acelga, quiabo, rabanete, vagem, repolho, banana, jaca, maracujá, tangerina, maçã, limão e goiaba.
Como aproveitar as frutas da estação?
Os médicos e nutricionistas recomendam que todos tenham uma dieta balanceada, capaz de garantir todos os nutrientes que o corpo precisa. Felizmente, a existência de uma época ideal para consumir os alimentos não atrapalha nisso.
Caso a pessoa queira aproveitar todos os benefícios das frutas e legumes da estação – como a saúde e a economia – a dica é apostar nas substituições.
O abacaxi, por exemplo, é rico em vitamina C e está bastante presente no verão. Para consumir esse nutriente no outono, é possível adicionar a tangerina ou o limão à dieta. Independentemente da época do ano, sempre haverá diversas opções que oferecem cada vitamina.
Ao fazer mais escolhas conscientes, o consumidor leva para a casa produtos mais saudáveis e econômicos, inclusive os naturais. Isso significa consumir frutas, legumes e verduras no momento certo.