A Justiça Eleitoral de Caçador definiu nesta semana o plano de mídia para transmissão da propaganda eleitoral no rádio. A veiculação do horário eleitoral gratuito inicia nesta sexta-feira, 9, e se estende até o dia 12 de novembro.
Serão dois blocos diários, com 10 minutos cada, que vão ao ar de segunda-feira a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, 90% do tempo é distribuído entre os partidos políticos de acordo com a representatividade na Câmara dos Deputados. Os outros 10% são divididos igualmente entre os candidatos.
Confira o tempo de cada candidato
Candidato à reeleição, Saulo Sperotto (PSDB), na coligação “PSDB, DEM, PSD e PDT”, ficou com o maior tempo de propaganda no rádio, com três minutos e sete segundos (3’07’’) destinados ao candidato.
O segundo maior tempo de propaganda ficou com a coligação “Muda Caçador” (MDB, PL, PSC, Patriota e Republicanos), encabeçada pela candidata Silvane Panceri (MDB), com o tempo de dois minutos e 57 segundos (2’57’’).
Na sequência aparece a coligação “Caçador, as pessoas em primeiro lugar” (Progressistas e PSL), do candidato Rubiano Schmitz (PP). A coligação terá direito a dois minutos e 23 segundos (2’23’’).
Por fim, a candidatura de Paulo Gonçalves, chapa pura do Partido dos Trabalhadores (PT), ficou com o tempo de um minuto e 31 segundos (1’31’’).
Ordem de propaganda eleitoral gratuita no primeiro dia
A ordem estabelecida em sorteio para o primeiro dia de propaganda ficou da seguinte maneira: “Caçador, as pessoas em primeiro lugar” (Progressistas e PSL); Partido dos Trabalhadores (PT); “Muda Caçador” (MDB, PL, PSC, Patriota e Republicanos); e “PSDB, DEM, PSD e PDT”. Nos dias seguintes, tem início um rodízio, em que o último partido veiculado no dia anterior passa a ser o primeiro do dia seguinte.
A coligação que encerrará a propaganda eleitoral gratuita terá dois segundos a mais em cada dia, de acordo com ordem estabelecida em sorteio. O tempo é decorrente de sobras na divisão da quantidade de representantes de cada sigla.
Tempo de inserções ao longo da programação
Além da propaganda eleitoral gratuita, cada partido tem direito ainda a 70 minutos diários de inserções, com duração de 30 ou 60 segundos, que serão exibidas ao longo da programação das emissoras. São 42 minutos para os candidatos a prefeito (60%) e 28 minutos para os candidatos a vereador (42%).
Com informações Rádio Caçanjurê