Notícias de Caçador e Região

Competidores de Caçador encerram 2019 entre os campeões da Copa Scherer 4×4

A cidade de Videira, no Oeste Catarinense, foi a grande responsável por encerrar a temporada 2019 da Copa Scherer 4×4 Carbon Free. A final do campeonato aconteceu no dia 23 de novembro e reuniu competidores das categorias de carros 4×4 Graduado, Turismo e Turismo Light. Em 2019 cerca de 80 pilotos e navegadores participaram das cinco provas da competição que, além de Videira, também passou pelas cidades de Joaçaba, Fraiburgo, Curitibanos e Caçador. Entre os destaques da temporada estiveram novamente competidores de Caçador que se destacaram na categoria Turismo Light.

O evento que fechou a temporada foi realizado em Videira e contou com 118 quilômetros de prova, sendo 56 de trecho navegado e 62 de deslocamentos, passando por duas fazendas da região. A cidade realizou uma grande festa que reuniu amigos e famílias para celebrar o esporte off-road em um dos anos em que a competição mais cresceu em termos técnicos e de organização e agradou cada vez mais pilotos e navegadores aprimorando suas características de prova com o passar das etapas.

Nova direção técnica em 2019

Entre os elogios destacados pelos pilotos e navegadores sobre a Copa Scherer 4×4 Carbon Free 2019, o mais citado foi a adição do novo diretor de prova, Alexandre Rech, à equipe da competição. Segundo Rech, trabalhar na Copa Scherer neste ano foi uma oportunidade para evoluir como diretor de prova. “Aqui encontrei a matéria-prima para se fazer rally, aliado a receptividade das cidades e dos clubes que ajudaram a compor cada etapa. A Copa Scherer me ajudou a evoluir, por isso deixo meu muito obrigado a todos que puderam andar, se divertir, passar perrengue e colocar mais uns capítulos nas resenhas que o rally proporciona”, afirma.

Caçadorenses entre os campeões da Turismo Light

Na categoria destinada aos competidores que estão iniciando no esporte, a cidade de Caçador contou com dois navegadores entre os campeões da temporada. Matheus Driessen completou a última prova do ano em Videira em terceiro lugar ao lado do piloto Gilson Savaris, de Capinzal. Com o resultado, o navegador de Caçador terminou o campeonato em segundo lugar na classificação geral, mesmo não tendo participado da primeira prova do ano.

O piloto de Capinzal ressaltou que Matheus estava há algum tempo sem competir, mas voltou afinado para os rallys neste ano. “Parece não ter parado, porque navega muito”, sublinha Gilson. Com a navegação de Matheus em quatro das cinco etapas da temporada, Gilson conseguiu garantir o título de campeão pela Turismo Light em 2019. Na primeira prova do ano, antes da dupla com o caçadorense se formar, o navegador Luiz Surdi, também de Capinzal, competiu ao lado de Gilson. “A etapa de Videira foi disputada nos milésimos de segundo e a diferença de pontos entre os cinco primeiros colocados foi super apertada. Com médias mais tranquilas e uma navegação no mesmo ritmo, o segredo era não errar nenhuma referência. Eu estava parado na navegação há anos e conseguir o segundo lugar no geral foi sensacional! Voltar para os rallys é muito bom, o campeonato foi muito bem levantado, muito bem conferido e apurado. Com certeza 2020 vai ser sensacional”, acredita Matheus.

Ainda pela Turismo Light, o navegador de Caçador Diógenes Pegoraro conquistou o quarto lugar no pódio da prova de Videira. “A Copa Scherer esse ano deu uma melhorada muito grande com a entrada do Alexandre Rech. Deu um ar profissional para a prova e todas as provas foram ótimas. Hoje a Copa Scherer virou uma escola para todos os outros rallys. Hoje quem anda na Copa Scherer sempre está nas melhores colocações nos outros eventos”, diz Diógenes.

Com o resultado conquistado em Videira, o caçadorense também garantiu a quarta colocação na classificação geral da Copa Scherer 2019 pela categoria. Diógenes competiu ao lado do piloto de Tubarão, Ramon de Oliveira Souza. “Eu estou correndo no rally há apenas dois anos e só em 2019 consegui participar do campeonato inteiro e o ano foi de muito aprendizado. Com a vinda do Alexandre Rech para a Copa Scherer ficaram ainda mais interessantes e empolgantes as provas, pois melhorou muito o nível técnico e consequentemente o nível dos competidores”, afirma Ramon.

Acompanhe a Copa Scherer!

Participe das atividades da competição acompanhando a página do Facebook da Copa Scherer no endereço fb.com/copascherer4x4carbonfree e também o grupo do Facebook pelo link fb.com.com/groups/copascherer4x4carbonfree. No Instagram a competição está presente com o perfil @copascherer4x4carbonfree e também conta com Canal no YouTube, acesse e assista as aventuras da galera do oeste catarinense.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4×4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

A Copa Scherer 4×4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e organização da West Eventos 4×4 Carbon Free. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote, Monroe Amortecedores, SFI CHIPS, Maxxis Pneus, Salgadinhos STRIKE, Cup Noodles e Berg Bier Cervejaria. A etapa local contou com apoio do Posto Dois Pinheiros e do Hotel das Videiras.

Confira abaixo os pódios completos da última prova e do campeonato de 2019.

PÓDIOS PROVA VIDEIRA

GRADUADO (Piloto/Navegador)
1º Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2º Dirceu Potrich (Ipira-SC) e André Lengler (Chapecó-SC)
3º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Leandro Macedo Ferreira (Curitiba-PR)
4º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
5º Elói Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)

TURISMO (Piloto/Navegador)
1º Paulo Lacowicz e Ramon Lacowicz (Fraiburgo-SC)
2º Denilson Bonfanti e Bruna de Oliveira (São Bento do Sul-SC)
3º Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
4º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
5º Carlos Alberto Volpato (Tubarão-SC) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)

TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
1º Valdir Cortina e Fábio Conte (Joaçaba-SC)
2º Mauro Ilhacos e André Hachmann (Piratuba-SC)
3º Gilson Savaris (Capinzal-SC) e Matheus Driessen (Caçador-SC)
4º Ramon Oliveira de Souza (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC)
5º Altair Mazieiro e Eduardo Baldissera (Capinzal-SC)

PÓDIOS CAMPEONATO 2019

GRADUADO (Piloto/Navegador)
1º Leandro Riffel (Piratuba-SC) e Michael Masson (Capinzal-SC)
2º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
3º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Leandro Macedo Ferreira (Curitiba-PR)
4º Dirceu Potrich (Ipira-SC) e Naor Petry (Joaçaba-SC)
5º Eloí Petry (Joaçaba-SC) e Thiago Silva (Gravataí-RS)

TURISMO (Piloto/Navegador)
1º José Andrade Junior e Bernardo Schafer Andrade (Piratuba-SC)
2º Paulo Lacowicz e Ramon Lacowicz (Fraiburgo-SC)
3º Fábio Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
4º César Leobet e Eduardo Leobet (Piratuba-SC)
5º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)

TURISMO LIGHT (Piloto/Navegador)
1º Gilson Savaris (Capinzal-SC) e Fábio Conte (Joaçaba-SC)
2º Altair Mazieiro (Capinzal-SC) e Matheus Driessen (Caçador-SC)
3º Giovani Modolon (Jaguaruna-SC) e Eduardo Baldissera (Capinzal-SC)
4º Ramon Oliveira de Souza (Tubarão-SC) e Diógenes Pegoraro (Caçador-SC)
5º Mauro Ilhacos e André Hachmann (Piratuba-SC)

 

Veja Também

Comentários estão fechados.