Notícias de Caçador e Região

Como resumir um texto informativo?

Um bom resumo de texto pode ser vital para qualquer conteúdo. Então, como você escreve um?

O conteúdo precisa ser informativo para causar qualquer tipo de impacto. Portanto, não é muito diferente do resumo do conteúdo. É por isso que o resumo de um texto informativo precisa ser igualmente informativo e condensado. Vamos descobrir como você pode escrever esses resumos.

Importância de um resumo de texto

Um resumir texto a primeira impressão para um leitor em potencial. É a primeira coisa que eles vão ver antes de decidirem se devem ou não ler seu conteúdo. Deve ser conciso, informativo e envolvente.

Um resumir texto deve sempre ser escrito em uma frase que resume cada seção do seu artigo. O comprimento desta frase deve variar dependendo do que você está escrevendo, mas nunca deve exceder uma ou duas frases.

Como escrever um resumo de um texto informativo?

Um bom resumir texto sempre fará com que seu conteúdo se destaque. Então, aqui está o que você deve estar atento ao escrever um texto informativo:

1.    A intenção de condensar o texto

A única coisa importante sobre qualquer bom resumo é que ele deve ser bem mais curto que o conteúdo original. Na escrita acadêmica, um resumo precisa ser uma contagem de palavras específica. Por exemplo, cerca de 300-400 palavras.

Em casos como a escrita do blog, o resumo não pode ter mais de 100-150 palavras. Então resumir texto ao requisito que você tem em mãos e quanto você deseja condensar seu conteúdo. Assim, a intenção de condensar seu texto informativo vem em primeiro lugar.

Digamos que você deseja fornecer o resumo de um texto de 1.000 palavras em 100 palavras ou mais. Então, como você abordaria isso? Aqui estão alguns pontos:

  • Condense cada seção/parágrafo em poucas palavras;
  • Pegue apenas as seções e partes importantes para o resumo;
  • Forneça um resumo apenas das partes principais/informativas;
  • Apenas resuma as seções acionáveis do seu texto.

Dessa forma, você poderá produzir um resumo das seções mais importantes do seu texto.

2.    Descrevendo Táticas Preliminares

Um resumo não é apenas fornecer uma versão de texto principal mais curta. Em vez disso, um resumo pode ser escrito para muitos propósitos. Assim, os leitores vão entender e mergulhar mais no seu texto. Assim, um resumo pode ser para:

  • Fornecer insights sobre a pesquisa que entrou no trabalho;
  • Fornecer uma explicação completa da motivação do escritor por trás dele;
  • Ajudar o leitor a compreender os principais subtópicos do texto;
  • Fornecer sinopse chave do conteúdo principal.

É por isso que você precisa resumir para fornecer essas informações específicas sobre seu artigo. Você vê, muitas vezes, as pessoas não lerão o conteúdo principal se receberem um resumo. No entanto, o trabalho resumir texto deve ser coagir o leitor a ler a coisa toda.

Então, de certa forma, o resumo precisa ser tão atraente quanto o seu texto principal – não é mais.

3.    Referenciando as fontes

O resumo pode ser usado para muitas finalidades diferentes, conforme mencionado anteriormente. Em qualquer texto informativo, o escritor é obrigado a usar fontes confiáveis. O redator utilizará referências-chave em seu conteúdo, seja da internet, livros, panfletos, jornais ou outras fontes.

É apropriado apenas se o escritor puder empregar essas mesmas fontes e referências em seu resumo. Então, por que exatamente eles deveriam fazer isso? A coisa sobre o texto informativo é que ele fornecerá fatos, estatísticas ou conteúdo geralmente acionável.

Esse argumento precisa ser apoiado por estatísticas adequadas, então muita pesquisa será feita no conteúdo principal. Assim, você pode citar as fontes em seu resumo para fornecer mais contexto ao seu conteúdo principal.

Por outro lado, fazer isso também informará seu leitor sobre o potencial do seu artigo – encontrar um texto informativo e acionável. Assim, o leitor será pressionado a ler a coisa toda.

4.    Obtenha assistência de ferramentas online

Um bom resumir texto pode ser escrito com a ajuda de um bom redator de resumos. No entanto, a intenção de usar uma ferramenta como essa deve ser condensar seu texto o suficiente – não fazê-lo fazer a coisa toda. Lembre-se, qualquer boa ferramenta relacionada à escrita hoje deve ser tratada como uma extensão do seu braço.

Portanto, você precisa usar um redator de resumo como meio de condensar seu conteúdo. Caso contrário, você corre o risco de perder informações importantes se não usar adequadamente uma ferramenta como essa. Então, ao usá-lo, você obteria cerca de 30-33% do seu texto principal.

Depois de fazer isso, você sempre pode resumir novamente para condensá-lo ainda mais. Ou faça um resumo baseado em marcadores como este:

Portanto, você deve procurar ajuda de um resumidor em vez de fazê-lo fazer todo o trabalho. Dessa forma, você economizará um tempo precioso e escreverá um resumo preciso do seu artigo.

Conclusão

Esses são alguns dos principais aspectos da redação do resumo de um texto informativo. A característica comum de qualquer conteúdo informativo é que ele será acionável. Portanto, você precisa garantir que o resumo seja igualmente persistente em fazer com que seu leitor-alvo leia todo o texto.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.