O comércio de rua e os hotéis foram liberados para abrir, a partir de segunda-feira, 13, em Santa Catarina. O anúncio foi feito em coletiva do governador Carlos Moisés, neste sábado, 11.
Além destas atividades, estão liberados os trabalhos dos restaurantes, mas apenas para a retirada no balcão, sem a permanência no local. As medidas estão sendo adotadas em prevenção ao Coronavírus.
Continuam proibidas, com a prorrogação da quarentena:
Até 30 de abril – transporte coletivo, shoppings, centros comerciais e galerias, permanência em bares, cafés, restaurantes e similares.
Até 31 de maio – eventos e reuniões, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos; permanência em espaços públicos, como praças, parques e praias; as aulas de todos os níveis, sem prejuízo no calendário, que deverá ser reposto; competições esportivas, atividades em academias, cinemas, teatros, casas de shows.
“São medidas mais rigorosas do que em outros estados, porque entendemos que as reuniões de públicos são locais de transmissão e contágio alto com o vírus. Salientamos que o que acabamos de liberar é de forma temporária, já que, se houver necessidade, vão ser suspensas”, completou o governador.
Com relação a estas medidas, os Municípios podem apertar ainda mais, mas não diminuir o que foi definido pelo Governo do Estado.
Além disso, o governador anunciou que, atendendo a um pedido da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), cada um dos municípios poderá regrar sobre o funcionamento dos serviços públicos.
Números de Santa Catarina – Covid – 19 – 11 de abril de 2020
732 casos confirmados – 4900 testes realizados – 288 aguardam resultados
Óbitos: 21 – Foram realizados 77 testes em pessoas que faleceram